BCP paga 8,5% por 350 milhões em dívida sénior
Emissão de 350 milhões visa reforçar o rácio de proteção contra perdas. BCP salienta "elevada procura e diversificação dos investidores" num momento de volatilidade. Paga juro 8,5% .
O BCP BCP 0,00% prepara-se para obter 350 milhões de euros em obrigações de dívida sénior preferencial para reforçar os seus rácios de proteção contra perdas, com os títulos a custarem uma taxa de juro de 8,5% ao ano, segundo avançou a instituição em comunicado.
A emissão terá um prazo de três anos, com opção de reembolso antecipado pelo banco no final do segundo ano, um preço de emissão de 100% e uma taxa de juro fixa de 8,5%, ao ano, durante os primeiros dois anos (correspondente a um spread de 5,547% sobre a taxa mid-swaps de dois anos).
No terceiro ano, não havendo recompra antecipada, a taxa de juro resultará da soma da Euribor a 3 meses com um spread de 5,547%, explica o banco liderado por Miguel Maya no comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.
O BCP congratula-se com a “elevada procura verificada e o perfil diversificado dos investidores” que “atestam mais uma vez a capacidade do banco em aceder ao mercado de capitais, mesmo em contexto de elevada volatilidade e grande incerteza, como o que se tem verificado nos últimos meses”.
A emissão visa reforçar os passivos elegíveis para cumprimento do requisito de MREL (requisito mínimo de fundos próprios e créditos elegíveis), que obriga os bancos europeus com importância sistémica a constituir uma almofada financeira adicional para fazer face às dificuldades.
No caso de haver perdas, estes instrumentos são absorvidos para restaurar o respetivo capital do banco.
(Notícia atualizada às 19h14 com comunicado do BCP na CMVM)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
BCP paga 8,5% por 350 milhões em dívida sénior
{{ noCommentsLabel }}