Apoio de 125 euros chega hoje a quem recebe prestações sociais
A Segurança Social vai pagar esta segunda-feira o apoio excecional aos rendimentos a quem recebe prestações sociais, num universo de 1,6 milhões de beneficiários.
Primeiro foi a Autoridade Tributária a avançar com o pagamento do apoio de 125 euros a quem tem rendimentos, agora é a vez da Segurança Social fazer o mesmo em relação a quem recebe prestações sociais, como o subsídio de desemprego. Dinheiro é pago esta segunda-feira a cerca de 1,6 milhões de beneficiários.
O Ministério do Trabalho, Solidariedade avançou a semana passada que o pagamento do apoio extraordinário seria feito no dia 24 [hoje], “a todos os beneficiários”. No caso da Autoridade Tributária os valores estão a ser transferidos de forma faseada.
À Segurança Social caberá pagar a quem recebe subsídio de desemprego, subsídio social de desemprego, subsídios de doença, rendimento social de inserção (maiores de 18 anos), prestação social para a inclusão, complemento solidário para idosos (caso não recebem pensão) e subsídio de apoio ao cuidador informal principal.
O pagamento do apoio extraordinário aos rendimentos será efetuado por transferência bancária para os beneficiários com IBAN registado na Segurança Social Direta, ou através de vale postal para os restantes. A entidade apela à verificação dos dados da conta bancária na sua página na internet.
O apoio aos dependentes, no montante de 50 euros, também é pago pela Segurança Social no caso de “beneficiários de abono de família e para os menores de 18 anos que estejam registados em agregados na segurança social”, esclarece a entidade num guia publicado no seu site. O agregado também pode ser confirmado através da Segurança Social Direta, no menu “Família”.
Segundo a agência Lusa, será também a Segurança Social a pagar os 50 euros atribuídos aos dependentes no caso das crianças nascidas entre janeiro e setembro de 2022, cujos pais tenham recebido prestação de parentalidade.
O apoio excecional aos rendimentos faz parte do “Família Primeiro”, o plano de 2,4 mil milhões anunciado em setembro pelo Governo para responder à perda de poder de compra provocada pela subida da inflação, que chegou aos 9,8% em setembro.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Apoio de 125 euros chega hoje a quem recebe prestações sociais
{{ noCommentsLabel }}