Grandes empresas lideram na deslocalização de serviços para o estrangeiro
Em Portugal são sobretudo as grandes empresas que deslocalizam os seus serviços para o estrangeiro, à semelhança do que acontece na UE, em especial as empresas detidas por estrangeiros.
Em Portugal são, sobretudo, as grandes empresas que deslocalizam os seus serviços para o estrangeiro, à semelhança do que acontece na União Europeia (UE). Esta situação verifica-se em particular nas empresas detidas por investidores estrangeiros, de acordo com os dados divulgados esta sexta-feira pelo Eurostat e referentes a 2018.
Em 2018, 12,4% das grandes empresas em Portugal (empresas com 250 ou mais trabalhadores) deslocalizaram os seus serviços para o estrangeiro, ao passo que apenas 4,6% das empresas com 50 a 99 trabalhadores o fizeram, bem como 8% das empresas com 100 a 249 funcionários.
Esta tendência é, aliás, semelhante ao que sucede na UE, com 9,2% das grandes empresas europeias a deslocalizarem serviços para o exterior. Já apenas 4% das empresas da UE com 50 a 99 trabalhadores o fizeram e 5% das empresas com 100 a 249 trabalhadores.
Por outro lado, de acordo com os dados divulgados pelo Eurostat — com base em informações apenas de Portugal, Holanda, Bulgária, Dinamarca e Roménia — é possível constar que das empresas portuguesas que deslocalizaram serviços, a maior fasquia era detida por estrangeiros (51,2%), enquanto os investidores nacionais representavam 48,8%. Entre os outros quatro países analisados esta tendência é igualmente verificada na Roménia, com os investidores estrangeiros com 54,8% e os nacionais 45,5%.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Grandes empresas lideram na deslocalização de serviços para o estrangeiro
{{ noCommentsLabel }}