TAP sobe 28 posições no ranking de companhias aéreas da AirHelp
Aeroporto de Lisboa continua entre os piores do mundo, enquanto a infraestrutura de Madrid é a melhor da Europa. Francisco Sá Carneiro também conseguiu uma pontuação elevada.
A TAP subiu 28 posições no ranking de qualidade das companhias aéreas da AirHelp, subindo da 61.ª posição em 2019 para a 33.ª este ano. A irlandesa Ryanair ficou no penúltimo lugar numa lista que integra 64 transportadoras.
Segundo um comunicado da empresa que processa pedidos de indemnizações dos passageiros, a TAP melhorou a pontuação nas várias áreas avaliadas no estudo, conseguindo 5,99 pontos na pontualidade, 7,82 na qualidade do serviço e 6,76 na gestão de reclamações. A companhia aérea obteve uma classificação global de 6,86 pontos, que compara com 6,03 pontos em 2019.
A Qatar Airways foi novamente considerada a melhor companhia aérea do mundo, com um score global de 8,11. No pódio ficaram ainda a United Airlines (8,07) e a Qantas Airways (8,02). A AirHelp destaca ainda a subida significativa na classificação da alemã Eurowins (6.º lugar) e da low-cost Transavia (26º lugar).
No extremo oposto, em último lugar, está a China Eastern Airlines, com uma pontuação de apenas 4,69. O penúltimo lugar é ocupado pela Ryanair, que pontua muito mal na gestão das reclamações. A canadiana Westjet e a turca Pegasus Airlines destacam-se nas perdas de posição.
Aeroporto de Lisboa continua entre os piores
O AirHelp Score 2022 abrange também os aeroportos e o Humberto Delgado volta a ficar no fundo da tabela, ocupando a 143º posição numa lista com 151 infraestruturas de todo o mundo, com uma pontuação de apenas 6,75 pontos.
O Francisco Sá Carneiro é o aeroporto português com melhor classificação (7,67 pontos), ficando na 54.ª posição. A nível europeu, é o sétimo melhor, num ranking que é liderado pelo aeroporto de Barajas, em Madrid. A infraestrutura do Porto já tinha sido este ano distinguida nos ASQ Awards do Airports Council Internacional, como um dos melhores aeroportos com entre 5 e 15 milhões de passageiros por ano. O estudo também avaliou o aeroporto de Faro, que ficou na 108.ª posição a nível global.
O aeroporto internacional Tóquio Haneda foi considerado o melhor do mundo, com 8,83 pontos. O Guararapes–Gilberto Freyre, no estado brasileiro do Recife, ficou na segunda posição. Em terceiro, surge outro aeroporto japonês: Tóquio Narita.
A AirHelp elabora o ranking com base em três critérios, com diferentes pesos: pontualidade (60%), qualidade do serviço (20%), restauração e lojas (20%). A organização diz que “recolhe dados de vários fornecedores comerciais”, combinando-os para criar a sua própria base de dados de informação sobre voos. “Cruzamos a nossas estatísticas com uma variedade de fontes fiáveis, incluindo agências governamentais, bancos de dados de aeroportos, fornecedores de seguimento de voos e recursos históricos”, argumenta também. A qualidade do serviço dos aeroportos e das companhias aéreas é aferida com base em inquéritos aos passageiros, em colaboração com a plataforma Attest.
O relatório anterior da AirHelp, que já colocava o Humberto Delgado entre os piores do mundo, foi muito contestado pelo presidente executivo da ANA e pelo Governo durante uma audição no Parlamento em julho. O CEO da concessionária, Thierry Ligonnière, afirmou que o estudo da AirHelp “é uma montagem coxa realizada por uma empresa comercial que se alimenta de indemnizações reclamadas às companhias aéreas”. Questionou também a credibilidade do ranking, considerando que usa “fontes obscuras, sem indicação da amostragem ou discrição da metodologia”.
O ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, também deixou críticas ao estudo, apontando que a Autoridade Nacional da Aviação Civil, em resposta à ANA, fez “uma nota muito crítica sobre a metodologia da AirHelp”.
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