Sul-coreana Q Energy planeia investir 1,5 mil milhões na energia solar
Q Energy quer construir dois gigawattts de energia solar no país. Alentejo terá mega centrais solares com potência entre os 150 a 200 megawatts.
A companhia sul-coreana Q Energy, atualmente a maior empresa com projetos de energia solar em Portugal, tem planos para instalar 14 centrais solares no país, com dois gigawatts de potência, num investimento total que deverá rondar os 1,5 mil milhões de euros, noticia o Jornal Económico (acesso pago). A empresa foi a grande vencedora do leilão de energia solar de 2020, conquistando 315 megawatts do total de 670 megawatts que estavam então em jogo.
Dois dos projetos já estão em consulta pública — a central de Pegões, com 207 megawatts e um investimento total previsto de 146 milhões de euros, e a central de Ourique, de 171 megawatts e um investimento de 118 milhões de euros. Outros dois caminham para o licenciamento ambiental: a central de Divor (Évora) com 170 megawatts, e a central de Ferreira do Alentejo com 187 megawatts. Este último junta um projeto do leilão de 2020 com 50 megawatts e outro no âmbito dos acordos diretos com a REN com 137 megawatts.
Está ainda na calha um quinto projeto, em Nisa, que será submetido em breve a avaliação ambiental. Tal como as restantes centrais deste lote, também esta vai contar com uma potência entre os 150-200 megawatts, mais uma mega-central solar no país. Mas a Q Energy está à procura de mais oportunidades para investir no país, incluindo no hidrogénio verde, na energia eólica marítima (offshore) e em mais projetos de energia renovável.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Sul-coreana Q Energy planeia investir 1,5 mil milhões na energia solar
{{ noCommentsLabel }}