TTR: Morais Leitão começa o ano a liderar as principais operações de M&A

A Morais Leitão liderou por valor total das operações no mês de janeiro, com 163 milhões de euros, liderando também o ranking de assessores jurídicos do TTR por número de transações, com três.

O recente ranking do TTR Data, que analisa o período entre 1 a 31 de janeiro de 2023, revela quais foram os principais escritórios de advogados e legal advisors, nas principais operações de M&A, Venture Capital, Private Equity e Asset Acquisition. A Morais Leitão lidera por valor total das operações, cerca de 163 milhões de euros e liderou também o ranking de assessores jurídicos por número de transações, com três.

Segundo o relatório da TTR, no primeiro mês do ano foram realizadas 39 transações que se traduziram num valor total de 368 milhões de euros. Das quatro áreas, Asset Acquisition destacou-se com 18 transações (213 milhões de euros), seguida por M&A com 17 transações (127 milhões de euros), Venture Capital com quatro transações (27 milhões de euros), e Private Equity com uma transação (sem valor estimado).

Estes números representam uma diminuição de 27% no número de transações em comparação ao mesmo período de 2022, bem como uma queda de 33% do capital mobilizado. O setor de Real Estate foi o mais ativo em janeiro, com 15 transações, seguido de Business & Professional Support Services, com quatro.

O TTR selecionou como transação do mês a aquisição de uma participação de 50% na Ecosteel e Ecolaúndos pela Vanguard Properties, com um valor da transação é de 30 milhões de euros. A operação contou com a assessoria jurídica dos escritórios da Vieira de Almeida. Do lado financeiro, a transação foi assessorada pela PKF.

Veja aqui todos os rankings.

M&A, Private Equity, Venture Capital e Asset Acquisitions

As sociedades em destaque são a Morais Leitão, com um valor de 163 milhões de euros, seguida pela Vieira de Almeida (VdA), com 30 milhões e a fechar o top 3 a Pares Advogados com um valor total de 13 milhões de euros.

No que concerne ao número de transações em M&A, Private Equity, Venture Capital e Asset Acquisitions a liderar a tabela ficou a Morais Leitão, com três transações, seguida da CCR Legal, com três, e da Vieira de Almeida, com uma.

Já relativamente aos “dealmakers“, advogados que centram a sua prática na área de M&A, Private Equity, Venture Capital e Asset Acquisitions, duas sociedades de advogados estão representadas na tabela, face ao valor de transações, sendo a Morais Leitão o escritório com o maior número de distinções (três). João Torroaes Valente e Pedro Pardal Goulão, sócios da Morais Leitão, ocupam os lugares cimeiros da tabela com uma transação que se traduz em 150 milhões de euros.

Os dealmakers que somaram um maior número de transações nestas áreas foram João Torroaes Valente e Pedro Pardal Goulão, sócios da Morais Leitão, Jorge Bleck, sócio da VdA, e Rita Marques, senior counsel da VdA.

Os “rising star dealmakers” na área de M&A, Private Equity, Venture Capital e Asset Acquisitions, por valor de transações, pertencem a três firmas: Morais Leitão, com cinco destacados, Pares Advogados com três, e VdA com um advogado. Andreia Bento Simões, associada coordenadora, Inês Cabral Ferreira, associada principal, Inês Ventura Salazar, associada, e Rui Ribeiro Lima, advogado sénior, todos da Morais Leitão, ocupam o primeiro lugar com um valor total de transações de 150 milhões de euros cada.

Se for pelo número total de transações, o lugar cimeiro da tabela de “rising star dealmakers” na área de M&A, Private Equity, Venture Capital e Asset Acquisitions volta a pertencer aos quatro advogados da Morais Leitão.

Venture Capital

Na área de Venture Capital a sociedade em destaque é a Morais Leitão, com um valor de 13 milhões de euros, que corresponde a uma transação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

TTR: Morais Leitão começa o ano a liderar as principais operações de M&A

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião