Vale Eficiência pode chegar a casas arrendadas

Ministro do Ambiente pretende alargar medidas para famílias terem casas mais amigas do ambiente e a consumirem menos energia. Programa será relançado no final de março.

O programa Vale Eficiência pode ser alargado às casas arrendadas. O ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro, pretende melhorar a execução desta iniciativa, com um orçamento de 130 milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) mas que não está a “obter os resultados esperados”. A nova fase da medida será apresentada no final de março.

“Vamos melhorar o programa em muitas dimensões”, sinalizou o ministro. Além das casas arrendadas, deverá ser possível “atribuir mais do que um vale na mesma candidatura” e ainda “melhorar as parcerias para chegar mais perto do público-alvo”, lançou Duarte Cordeiro na conferência de imprensa de análise ao relatório de acompanhamento do PRR.

O titular da pasta do Ambiente está ainda a “considerar” uma parceria com a Associação Nacional de Freguesias (Anafre). “Queremos relançar o programa para procurar corresponder à expetativa de execução”, concluiu.

O programa de apoio Vale Eficiência pretende combater a pobreza energética através da atribuição de um vale, no valor de 1.600 euros (já com IVA), a famílias beneficiárias da tarifa social de energia para a renovação e melhoria do desempenho energético das suas habitações.

Uma vez atribuído o vale, os beneficiários podem selecionar um dos fornecedores na listagem pública do Fundo Ambiental. Os apoios servem para executar obras de substituição de janelas, instalação de isolamentos térmicos ou de sistemas de aquecimento e/ou arrefecimento, entre outros. A medida pretende abranger um total de 100 mil famílias.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vale Eficiência pode chegar a casas arrendadas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião