Vendas de carros crescem mais de 40% até março mas ainda longe dos números de 2019
Peugeot, Renault e Mercedes ocupam as primeiras três posições no primeiro trimestre do mercado automóvel nacional. Volkswagen regressa ao top-3 no mês de março.
O mercado automóvel português continua a recuperar as vendas perdidas durante a pandemia. Entre janeiro e março, foram matriculados um total de 60.563 veículos, mais 40,9% do que em igual período do ano passado. No entanto, face a 2019, ainda se verifica uma quebra de 39,3%, revelam dados publicados nesta segunda-feira pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP).
Se apenas for contabilizado o último mês: em março, os registos de automóveis ligeiros e pesados cresceram 51,2%, para um total de 24.590 unidades. Contudo, face a março de 2019, a diminuição é de 14,1%.
Por tipologias de automóveis, os ligeiros de passageiros registaram o crescimento mais significativo no primeiro trimestre, aumentando os registos em 49,6%, para 52.191 unidades. Ainda assim, este número está 41,7% abaixo do registo de igual período de 2019.
Os motores a gasolina (37,8%) representaram a maioria das matrículas. Os portugueses compraram mais carros híbridos convencionais (16,6%) e elétricos (16,1%) do que com motores a gasóleo (15%).
Por marcas, Peugeot, Renault e Mercedes ficaram com os primeiros três lugares entre janeiro e março. Olhando apenas para o mês de março, a Volkswagen ficou no segundo lugar, apenas atrás da Peugeot.
Muito mais moderado foi o aumento do mercado de ligeiros de mercadorias, cujas matrículas cresceram 3,2% no primeiro trimestre, para 6.661 matrículas. Face aos primeiros três meses de 2019, no entanto, verifica-se uma perda de 26,7%.
Nos pesados, o mercado cresceu 28,4% no primeiro trimestre de 2023 face ao ano anterior, para 1.721 unidades. No entanto, caiu 18% na comparação com igual período de 2019.
(Notícia atualizada pela última vez às 17h46 com mais informação)
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