Pagámos mais 883 euros em impostos cada um em 2022
Receita orçamental cresceu 11 mil milhões de euros no ano passado devido ao contributo fiscal, que disparou 8.825 milhões, sobretudo através do IRC, IRS e IVA.
Cada um dos cerca de dez milhões de portugueses pagou mais 882,5 euros em impostos no ano passado do que em 2021, o que significa um acréscimo para os cofres do Estado de 8.825 milhões de euros, de acordo com as contas feitas pelo Dinheiro Vivo com base no mais recente relatório da Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO).
Segundo o documento, entre janeiro e dezembro de 2022, “a receita aumentou 11,6% no conjunto do ano, o que traduz um incremento nominal homólogo de 11 mil milhões de euros“, 4,9 pontos percentuais acima do previsto no Orçamento do Estado (6,7%). O desempenho foi essencialmente “determinado pela evolução da componente fiscal, que representou 80,3% do aumento total”.
O IRC, IRS e IVA foram as categorias tributárias que mais impulsionaram a receita fiscal. O Estado arrecadou 61.879 milhões de euros, um crescimento de 8.825 milhões de euros ou de 16,6% face a 2021: a receita de impostos diretos (IRC e IRS) subiu 24,1% e a dos indiretos (como IVA ou ISP) aumentou 11,8%, de acordo com a UTAO.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Pagámos mais 883 euros em impostos cada um em 2022
{{ noCommentsLabel }}