Veículos autónomos poderão baixar prémios

  • ECO Seguros
  • 13 Abril 2023

Prémios de seguro de frota automóvel podem baixar à medida que as tecnologias autónomas e outras tecnologias inteligentes melhoram e há menos acidentes, de acordo com o Moody's.

Os segurados poderão ter prémios de seguro de frota automóvel mais baixos à medida que as tecnologias autónomas e outras tecnologias inteligentes melhoram e há menos acidentes, de acordo com um relatório do Moody’s Investors Service emitido nesta quarta-feira.

À medida que os veículos autónomos avançados se tornam predominantes, é provável que a frequência de acidentes caia precipitadamente ao longo do tempo, o que poderia, em última análise, traduzir-se em custos de perdas e prémios significativamente mais baixos para as seguradoras de automóveis“, diz o relatório sobre veículos autónomos.

“É provável que os lucros também diminuam, uma vez que a maioria das seguradoras estabelecem metas de lucro como percentagem dos prémios”, diz o relatório.

A responsabilidade civil automóvel também poderia mudar, diz o relatório. “Reguladores, legisladores e tribunais terão de determinar como as responsabilidades por acidentes causados por veículos autónomos são partilhadas entre fabricantes de automóveis, empresas tecnológicas, condutores, e as suas seguradoras”, diz o relatório.

“Algumas, embora de menor dimensão, a procura de coberturas de seguro específicas relacionadas com automóveis, tais como a responsabilidade por produtos para os fabricantes de automóveis, poderá manter-se”.

Num relatório separado sobre veículos elétricos, a Moody’s diz que estes são mais caros de reparar, e a colocação de baterias e cabos elétricos torna-os mais prováveis do que os veículos com motor de combustão interna a serem uma perda total, mesmo em pequenas colisões.

À medida que a quota da frota de veículos elétricos aumenta, “as seguradoras terão de incorporar proativamente a alteração da composição da frota na parte de responsabilidade dos seus planos de preços, que cobre os danos a veículos de terceiros”, diz o relatório.
O relatório diz que os incêndios com veículos elétricos “são muito mais difíceis de conter do que os incêndios com gasolina” e que uma parte maior destes incêndios ocorre quando um veículo é estacionado, “o que pode danificar casas e empresas”.

“Os reguladores das seguradoras e os tribunais terão de determinar quem será responsável por estes sinistros”, diz o relatório.

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