Costa admite voltar a negociar isenção do IVA daqui a seis meses
De visita a um supermercado, o primeiro-ministro prometeu "adotar as medidas que sejam necessárias e possíveis em cada momento para proteger o máximo possível o rendimento das famílias".
O primeiro-ministro admite voltar a negociar a isenção do IVA para os produtos alimentares, se não houver estabilização dos preços. Na visita que fez ao segundo supermercado, esta terça-feira de manhã, António Costa sinalizou o esforço dos trabalhadores destas superfícies na mudança das etiquetas.
Questionado sobre um eventual prolongamento da medida para lá do final de outubro, que é o prazo previsto para esta medida, o governante referiu que vai continuar a ser monitorizada a evolução dos preços e prometeu que o Executivo vai “adotar as medidas que sejam necessárias e possíveis em cada momento para proteger o máximo possível o rendimento das famílias”.
“A expectativa que todos temos é que, ao longo destes seis meses, a inflação evolua num sentido que nos permita ir retirando estes incentivos. Se não for assim, teremos de nos sentar outra vez à mesa e ver o que podemos fazer”, sublinhou Costa, que lançou nessa altura um olhar ao secretário-geral da APED, Gonçalo Lobo Xavier, que o acompanhou na visita ao Pingo Doce.
O líder do Governo socialista recordou ainda que aguarda a aprovação da Comissão Europeia para implementar as medidas de apoio à produção. “Os preços estão a ser pressionados pelos custos na produção, como os fertilizantes. É preciso atuarmos em toda a fileira”, sinalizou o primeiro-ministro.
Durante a visita, António Costa notou ainda o esforço que os funcionários dos supermercados tiveram na madrugada de segunda para terça-feira, ao mudar as etiquetas de milhares de produtos.
A isenção do IVA em 46 categorias de produtos é a face mais visível do acordo assinado pelo Governo com os setores da distribuição e da produção alimentar para tentar estabilizar os preços destes bens junto dos consumidores.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Costa admite voltar a negociar isenção do IVA daqui a seis meses
{{ noCommentsLabel }}