Mariana Mortágua deixa comissão de inquérito à TAP. André Ventura entra
A deputada do Bloco de Esquerda anunciou esta terça-feira que deixa a audição parlamentar de inquérito à TAP. Será substituída pelo deputado suplente, Pedro Filipe Soares.
Mariana Mortágua vai deixar a comissão parlamentar de inquérito à TAP, proposta pelo seu partido. Será substituída pelo deputado suplente do Bloco de Esquerda, Pedro Filipe Soares.
O anúncio foi feito por Mariana Mortágua durante a segunda audição desta terça-feira, em que está a ser ouvido o presidente da comissão de vencimentos da companhia aérea, Luís Cabaço Martins. Após a participação na primeira ronda de questões, disse que deixaria a comissão, sendo substituída a partir da próxima audição por Pedro Filipe Soares.
Mariana Mortágua é considerada a mais forte candidata à liderança do Bloco de Esquerda, que realiza a sua XIII convenção nos dias 27 e 28 de maio.
Não foi a única novidade na composição da comissão. André Ventura vai entrar como suplente do Chega, substituindo Pedro Pessanha, que renunciou. Filipe Melo irá continuar a ser o coordenador do partido, mas o próprio admitiu que por impossibilidade sua o líder do Chega poderá tomar o seu lugar.
Recorde-se que esta semana têm lugar algumas das audições mais aguardadas. Amanhã, quarta-feira, será ouvido Filipe Pinheiro, adjunto do gabinete de João Galamba que foi exonerado pelo ministro das Infraestruturas. No dia seguinte será o ministro.
A comissão parlamentar de inquérito para “avaliar o exercício da tutela política da gestão da TAP” foi proposta pelo Bloco de Esquerda e aprovada pelo Parlamento no início de fevereiro com as abstenções de PS e PCP e o voto a favor dos restantes partidos. Nasceu da polémica sobre a indemnização de 500 mil euros paga a Alexandra Reis para deixar a administração executiva da TAP em fevereiro de 2022, mas vai recuar até à privatização da companhia em 2015. Tomou posse a 22 de fevereiro.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Mariana Mortágua deixa comissão de inquérito à TAP. André Ventura entra
{{ noCommentsLabel }}