5 coisas que vão marcar o dia

A Comissão Europeia revela a confiança dos consumidores na Zona Euro, o Eurostat publica dados da produção mensal na construção e os combustíveis voltam a subir esta segunda-feira.

Esta segunda-feira, dia 22 de maio, a Comissão Europeia vai revelar a confiança dos consumidores na Zona Euro. Já o Eurostat publica os dados da produção mensal na construção da Zona Euro relativos a março e estatísticas referentes ao mercado de trabalho na União Europeia em 2022. O Banco de Portugal divulga dados sobre a balança de pagamentos. Por fim, os preços dos combustíveis voltam a subir esta segunda-feira.

Comissão Europeia revela confiança dos consumidores

A Comissão Europeia vai revelar pelas 15h00 a confiança dos consumidores na Zona Euro. Este índice mede o nível de confiança dos consumidores na atividade económica, podendo prever os gastos do consumidor. Os últimos indicadores revelaram que a confiança dos consumidores aumentou em abril, tendo a confiança subido na construção, obras públicas e serviços e recuado na indústria transformadora e comércio.

Eurostat divulga produção mensal na construção da Zona Euro

O Eurostat vai publicar esta segunda-feira pelas 10h00 os dados da produção mensal na construção da Zona Euro relativos ao mês de março. A produção na construção na Zona Euro aumentou 2,3% em fevereiro face ao mesmo período do ano passado. Já na União Europeia, a subida foi de 2,1%.

Banco de Portugal publica dados sobre a balança de pagamentos

Esta segunda-feira vai ainda ficar marcada pela publicação do dados sobre a balança de pagamentos relativos à mês de março e ao primeiro trimestre de 2023. Até fevereiro, o défice da balança de bens e serviços reduziu 950 milhões de euros em relação ao mesmo período de 2022 e o aumento de ativos perante o exterior foi superior ao incremento dos passivos.

Combustíveis voltam a subir

Os preços dos combustíveis voltam a subir esta segunda-feira. Tanto o gasóleo, o combustível mais usado em Portugal, como a gasolina devem aumentar 1,5 cêntimos, avançou ao ECO fonte do setor. Quando for abastecer, deverá passar a pagar 1,440 euros por litro no gasóleo simples e 1,652 euros por litro na gasolina simples 95, tendo em conta os valores médios praticados nas bombas à segunda-feira, divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia.

Eurostat divulga estatísticas de mercado de trabalho

O Eurostat vai divulgar também as estatísticas referentes ao mercado de trabalho na União Europeia em 2022. Em 2021, Portugal registou maior dinamismo no mercado laboral do que a média dos países da União Europeia. A procura não correspondida por emprego atingiu 12,6% da população ativa portuguesa, número que subiu para 14% no caso da média comunitária.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião