“Faremos a inflação regressar aos 2% no médio prazo”, garante Lagarde
Embora considere que a inflação deverá continuar elevada "durante um tempo demasiado longo", a presidente do Banco Central Europeu garante que fará regressar a inflação aos 2% "no médio prazo".
“Faremos a inflação regressar ao nosso objetivo de 2% no médio prazo”. A garantia é dada pela presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, num artigo de opinião publicado esta quarta-feira no Público (acesso pago), no qual prevê, ainda assim, que a inflação deverá continuar elevada “durante um tempo demasiado longo”.
Depois de, em abril, a inflação na Zona Euro ter voltado acelerar, subindo para os 7%, Christine Lagarde afirma que as taxas de juro diretoras serão fixadas e mantidas “em níveis suficientemente restritivos durante o tempo que for necessário”, de modo a “assegurar o retorno atempado da inflação” ao objetivo do BCE.
“Num mundo de incerteza, o BCE tem sido, e continuará a ser, uma âncora de estabilidade fiável”, sublinha a líder da instituição, apontando que “as crescentes rivalidades geopolíticas podem levar a que economia mundial se torne cada vez mais volátil no futuro”. “A pandemia e a injustificada guerra da Rússia contra a Ucrânia demonstraram que a estabilidade não pode ser considerada um dado adquirido”, lembra.
No mesmo artigo, Lagarde defende a integração dos mercados de capitais da Europa, já que assim “pode facilitar melhor o investimento nos setores ecológico e digital”, e a conclusão da união bancária, através da qual se pode “assegurar que o setor bancário contribui para atenuar os riscos em futuras crises, em vez de os amplificar”.
Lembrando as crises durante o primeiro quartel deste século — a grande crise financeira e a crise das dívidas soberanas e da pandemia –, a líder do BCE realça que a união monetária saiu mais forte de cada uma delas. “Temos agora de tirar partido dessa força interior”, frisa.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
“Faremos a inflação regressar aos 2% no médio prazo”, garante Lagarde
{{ noCommentsLabel }}