Susana Coerver sai da direção de marketing do Lidl e avança com Kindology
Kindology é um projeto que visa a promoção da saúde mental, com oferta de consultas de psicologia a quem não pode pagar, financiadas por venda de merchandising e não só.
Susana Coerver saiu da direção de marketing do Lidl e abraçou um projeto próprio na área da saúde mental, a Kindology. “Há muitos anos que falava sobre o tema, mas era preciso dar um passo em frente e agir”, afirma a atual head of marketing da Kindology, ao ECO Trabalho.
Desde setembro do ano passado a ocupar o cargo de head of marketing do Lidl, a profissional saiu para retomar o projeto cocriado com Joana Namorado (que assume a direção técnica) e João Costa (CEO), em março do ano passado.
“Fundar uma startup tem os seus desafios, e sentia que se não dedicasse mais tempo ao projeto, este ia demorar muito mais a nascer e daí a decisão de sair do Lidl, que me dá finalmente a oportunidade de fazer a Kindology nascer, que muito orgulho me dá”, justifica a profissional quando questionada sobre a sua saída do retalhista alimentar.
Ao ECO Trabalho, o Lidl confirma a saída da até aqui head of marketing. “O Lidl Portugal confirma que Susana Coerver já não é responsável pela sua direção de marketing. O novo responsável pela área será anunciado oportunamente.”
Tornar acessível a saúde mental
Kindology é um projeto que visa a promoção da saúde mental. Tema que há muito faz parte dos temas prioritários para Susana Coerver. “Há 16 anos comecei a trabalhar projetos na área da saúde mental, nomeadamente com a Encontrar+se da Dra. Filipa Palha, no Porto, com o objetivo de lutar contra o estigma associado à doença que, tantos anos depois e apesar de já se falar tanto sobre o tema, continua a existir”, adianta a profissional.
“Quando estive a viver e a trabalhar em São Paulo vivi a experiência de que é possível ter um contexto de saúde mental muito diferente daquele em que vivemos no que ao estigma concerne, em que as minhas equipas diziam, ‘Su vou na terapia’ da mesma forma como poderiam dizer que iam ao médico, ao dentista ou ao ginásio”, lembra.
A Kindology representa “uma evolução” face a esse percurso num tema onde a pandemia da Covid-19 veio tornar mais visível. No ano passado, a nível global, cerca de 15% das pessoas adultas em idade ativa vão ter um problema de saúde psicológica em algum momento das suas vidas, com custos globais na ordem de um trilião de euros (WHO, 2022).
Em Portugal, os problemas de saúde psicológica mais comuns (stresse, depressão ou ansiedade) afetaram quase dois em cada cinco trabalhadores/as (33%) no último ano devido ao trabalho, uma prevalência acima da média da União Europeia (27%) (Eurobarómetro, 2022), aponta um estudo recente da Ordem dos Psicólogos, com elevados custos para a saúde das pessoas e para as empresas: 5,3 mil milhões de euros. A aposta em saúde mental nas empresas pode reduzir as perdas em, pelo menos, 30%.
Para tornar a saúde mental acessível a todos e, para isso, definiu um modelo de responsabilidade social enquanto serviço, com oferta de consultas de psicologia a quem não tem como pagar, financiadas também por uma linha de produtos de merchandising.
Todos nós podemos influenciar esta conversa e, por isso, também desenvolvemos uma linha de produtos, que para além de ajudarem a desbloquear a conversa sobre o tema, em conjunto com as consultas de psicologia, ajudam a financiar consultas de quem não possa pagar, numa efetiva contribuição de circularidade da saúde mental com impacto social.
“Há muitos anos que falava sobre o tema, mas era preciso dar um passo em frente e agir. Acreditamos que todos nós podemos influenciar esta conversa e, por isso, também desenvolvemos uma linha de produtos, que para além de ajudarem a desbloquear a conversa sobre o tema, em conjunto com as consultas de psicologia, ajudam a financiar consultas de quem não possa pagar, numa efetiva contribuição de circularidade da saúde mental com impacto social”, explica Susana Coerver, parte da direção executiva da ASM – Aliança Portuguesa para Promoção da Saúde Mental no Local de Trabalho.
“A cada cinco consultas oferecemos uma a quem não possa pagar. Duas camisolas compradas oferecem uma consulta“, reforça a head of marketing. Ou seja, a cada 50 euros de compras, 10 euros são para o banco de horas das consultas que não serão pagas por quem não tem essa disponibilidade financeira.
Para as empresas, a Kindology inclui também, além de um programa de bem-estar, a realização de palestras e formações que permitem não apenas falar sobre o tema, mas entrar em ação juntamente com as comunidades empresariais.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Susana Coerver sai da direção de marketing do Lidl e avança com Kindology
{{ noCommentsLabel }}