Sentimento económico recua 2,5 pontos na Zona Euro em maio
Entre as maiores economias da UE, o sentimento económico recuou em Espanha, Alemanha, Itália e Países Baixos, tendo melhorado na Polónia e França, divulgou a Comissão Europeia.
O sentimento económico recuou, em maio, 1,9 pontos na União Europeia (UE) e 2,5 pontos na Zona Euro, face ao mês anterior, divulga esta terça-feira a Direção-geral dos Assuntos Económicos (DG ECFIN) e Financeiros da Comissão Europeia. Em maio, o sentimento económico fixou-se, assim, nos 95,2 pontos na UE e nos 96,5 na Zona Euro.
Considerando as maiores economias da UE, o sentimento económico recuou em Espanha (-3,0 pontos), na Alemanha (-2,9), na Itália (-2,3) e nos Países Baixos (-1,5), tendo melhorado na Polónia (1,9) e em França (1,5).
Bruxelas indica que a quebra no indicador do sentimento económico se deve, principalmente, a um recuo na confiança dos empresários no setor da indústria, dos serviços e particularmente do comércio de retalho.
De acordo com os dados da DG ECFIN, o indicador das expectativas de emprego também recuou, em maio, 2,2 pontos, para os 96,5, na UE e 2,8 pontos, para os 104,7 na Zona Euro.
Quanto a Portugal, o INE divulgou esta terça-feira que a confiança dos consumidores portugueses voltou a aumentar em maio, tendo atingido “o valor máximo desde fevereiro de 2022”. Em contrapartida, o clima económico caiu, depois de ter aumentado de janeiro a abril.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Sentimento económico recua 2,5 pontos na Zona Euro em maio
{{ noCommentsLabel }}