Hoje nas notícias: IRS, lista negra e sondagens
Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.
O Governo está a estudar a hipótese de criar um novo escalão no IRS, no âmbito do Orçamento do Estado para 2024, Além disso, o Executivo vai criar uma base de dados que vai conter a lista de gestores impedidos de exercer determinadas funções. Sondagem revela que a maioria dos portugueses não quer Galamba no Governo nem eleições antecipadas. Conheça estas e outras notícias nas manchetes nacionais desta sexta-feira.
Governo estuda criar novo escalão de IRS
O Governo está a estudar a hipótese de criar um novo escalão no IRS, no âmbito do Orçamento do Estado para 2024 (OE2024). A intenção está a ser acompanhada com simulações para a redução das taxas de IRS, tendo em vista a cumprir o objetivo de reduzir a carga fiscal sobre o trabalho.
Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago)
Base de dados vai listar gestores impedidos de funções
O Governo vai criar uma base de dados na qual passarão a constar as informações sobre pessoas singulares que estejam inibidas para o exercício do comércio, para a ocupação de cargos de direção ou administração de empresas ou para a administração de patrimónios de terceiros. Por outro lado, vai também incluir as destituições judiciais de titulares de órgãos sociais transitadas em julgado.
Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)
CEO do BPI apela a entendimento político e vê “sentido descendente” na inflação
O CEO do BPI, João Pedro Oliveira e Costa, apelou a um entendimento entre as principais forças políticas e disse considerar que a maioria dos governantes são “bons e bem-intencionados”. Oliveira e Costa apontou ainda o dedo a cerca de 23 mil milhões de euros que “foram canalizados essencialmente para bancos que desapareceram”. Embora diga ser difícil prever quando será o pico da inflação, o CEO do BPI considera que “é provável” que este “possa resvalar um pouco mais para o final do ano”. Mas, “claramente, estamos num sentido descendente”, afirma.
Leia a entrevista completa no Jornal Económico (acesso pago)
Maioria dos portugueses não quer Galamba no Governo nem eleições antecipadas
Quase dois terços dos portugueses (64%) considera que o primeiro-ministro “fez mal” em não aceitar a demissão de João Galamba e mais de metade (53%) defende que o Presidente da República “fez bem” em não dissolver a Assembleia da República, dando origem a eleições antecipadas, de acordo com a sondagem do ICS/ISCTE para o Expresso e a SIC.
Leia a notícia completa no Expresso (acesso pago)
Mesmo sem crescer PSD ultrapassa PS na preferência dos portugueses
O PSD está pela primeira vez à frente do PS nas intenções de voto da população portuguesa, com 24,1% contra 22,4%, revela o barómetro da Intercampus. A ultrapassagem não se deve a um crescimento dos social-democratas, mas antes a uma queda de 3% do Partido Socialista, face ao mês de abril.
Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Hoje nas notícias: IRS, lista negra e sondagens
{{ noCommentsLabel }}