PSD e Montenegro falham em capitalizar crise política, segundo sondagem da SIC e Expresso
Intenções de voto no maior partido da oposição permaneceram nos 30% e a popularidade de Luís Montenegro até baixou. 71% dizem que Governo de Costa é "mau" ou "muito mau".
Mais de 70% dos portugueses considera o Governo de António Costa “mau” ou “muito mau”, passados quase dois meses da polémica entre o ministro João Galamba e o seu ex-adjunto Frederico Pinheiro, que espoletou uma crise política entre o Presidente da República e o primeiro-ministro, revela uma sondagem do ICS/ISCTE para o Expresso e a SIC. Entre os simpatizantes do PS, 46% dá nota negativa ao Executivo, mas nenhum partido da oposição ganhou com a situação.
Em comparação com a sondagem de março, as intenções de voto dos inquiridos no PSD mantêm-se nos 30%, enquanto no PS sobem um ponto percentual, para 31%. Das duas figuras principais da crise política, Marcelo Rebelo de Sousa (6,7) continua na dianteira relativamente a António Costa (4,8). Luís Montenegro não conseguiu capitalizar com a polémica e a sua nota caiu para 3,9, menos três décimas face a março e atrás de Catarina Martins, que deixou a liderança do BE no último dia do trabalho de campo desta sondagem.
Ainda assim, juntando as intenções de voto em cada partido, a direita somaria 48% – PSD (30%), Chega (13%), IL (4%) e CDS (1%) – e a esquerda toda junta ficaria quatro pontos abaixo (44%) – PS (31%), BE (5%), CDU (5%), PAN (2%) e Livre (1%). São resultados semelhantes aos da sondagem de março, mas os responsáveis avisam que não estão aqui “intenções de voto plenamente cristalizadas e menos ainda previsões de um qualquer futuro resultado eleitoral”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
PSD e Montenegro falham em capitalizar crise política, segundo sondagem da SIC e Expresso
{{ noCommentsLabel }}