Euribor põe Fisco a pagar juros nos reembolsos do IRS
Trata-se de uma compensação pelo montante a mais retido durante o ano passado.
Na hora de receber os reembolsos do IRS, muitos contribuintes estão a ser surpreendidos pelo pagamento de juros por parte da Autoridade Tributária, avança o Correio da Manhã (acesso pago) esta sexta-feira. Ainda que os valores pagos não sejam muito significativos, trata-se de uma compensação pelo montante a mais retido durante o ano passado. Segundo as regras do IRS, a taxa para aplicar sobre o valor que é devolvido aos contribuintes está indexada à Euribor a 12 meses.
Um trabalhador que recebeu uma nota de liquidação com um reembolso no valor de 1.399,57 euros foi compensado com mais 3,88 euros a título de “juros de retenção-poupança”. Noutro acerto de contas, um contribuinte foi reembolsado num montante total de 1.986,38 euros, dos quais 13,57 euros correspondem a essa tal compensação, segundo os relatos feitos por contribuintes ao jornal. Os valores pagos são inesperados face aos resultados apresentados pelas simulações.
De acordo com o último balanço do Fisco, de quarta-feira, já foram reembolsados reembolsou perto de 2.480 milhões de euros. Apesar de as Finanças não o reconhecerem, os pagamentos estão a ser feitos num prazo mais alargado face ao que foi prática comum nos anos anteriores. O prazo de entrega do IRS termina a 30 de junho e até ao momento já foram submetidas 5,42 milhões de declarações.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Euribor põe Fisco a pagar juros nos reembolsos do IRS
{{ noCommentsLabel }}