Marcelo pede aos banqueiros centrais “muito cuidado” no que dizem sobre os juros
"A subida dos juros significa multiplicar por dois ou por três em espaço de tempo recorde a prestação na habitação, ou então o lutar pela casa e contrair novo credito para o consumo", avisa Presidente
Marcelo Rebelo de Sousa pede “muito cuidado” aos líderes dos bancos centrais nas suas declarações sobre possíveis aumentos de taxas de juro. No dia em que os líderes da Fed, BCE e Banco do Japão estiveram no Fórum do BCE em Sintra, o Presidente da República alertou para os efeitos das declarações destes responsáveis junto das famílias.
“Todos nós devemos aguardar a evolução da inflação e a decisão dos bancos centrais, mas eu também penso que os bancos centrais deveriam ter muito cuidado naquilo que dizem publicamente. Recordo-me de não há muito tempo ter ouvido banqueiro centrais dizer que os juros não iriam aumentar durante um período considerável de tempo e agora vejo dizerem que é possível que possam aumentar não apenas este ano mas quem sabe no ano que vem. Isto tem um efeito de perturbação nas pessoas, nas economias e nos mercados que não é bom para ninguém”, referiu o chefe de Estado em declarações difundidas pela RTP3.
O Presidente da República notou que “a subida dos juros significa multiplicar por dois ou por três, em espaço de tempo recorde, a prestação na habitação, ou então o lutar pela casa e contrair novo crédito para o consumo para equilibrar aquilo que se mantém no pagamento da prestação para casa própria”, detalhou.
As declarações de Marcelo Rebelo de Sousa foram proferidas no dia em que os governadores da Fed, BCE e Banco do Japão abriram a porta a uma política mais restritiva nos próximos meses, que se traduzirá em novas subidas das taxas de juro e pela provável manutenção das taxas de juro em valores elevados por mais tempo do que era esperado.
Marcelo Rebelo de Sousa, mesmo assim, insiste que “é preciso uma grande ponderação naquilo que se diz sobre a matéria dos juros”. Para o Presidente, “não vale a pena neste momento estar a criar mais preocupações, perturbações naquilo que é a vida já difícil de muitos europeus e de vários portugueses”
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Marcelo pede aos banqueiros centrais “muito cuidado” no que dizem sobre os juros
{{ noCommentsLabel }}