Eletricidade. Receitas do leilão de garantias de origem voltam a bater recorde
Os leilões de garantias de origem, que permitem aos comercializadores certificar se a sua energia é ou não renovável, geraram receitas líquidas de 20,3 milhões.
O último leilão de garantias de origem (GOs), que decorreu no passado dia 14 de junho, atingiu um novo teto máximo, registando receitas líquidas que ascenderam a 20,3 milhões de euros.
De acordo com a nota divulgada esta quinta-feira pela Redes Energéticas Nacionais (REN), aquele que foi o 16º leilão de certificados eletrónicos que comprovam aos consumidores de eletricidade que a fonte da energia que consomem é renovável, e o terceiro deste ano, contribuiu para que a receita total anual atingisse um valor acumulado de 64,7 milhões de euros, superando o valor máximo total de 61,7 milhões, atingido no ano anterior (em oito leilões).
Neste concurso, indica a REN, foram leiloadas 3,25 milhões de GOs, correspondentes a 3,25 terawatts/hora (TWh) de energia renovável produzida em Portugal. Ao todo, foram contabilizados 29 participantes.
“Desde o início deste mecanismo em julho de 2021, foram colocadas em leilão um total de 54,3 milhões de GOs (18,4 milhões em 2021, 25,1 em 2022 e 10,8 em 2023), resultando numa receita global líquida para os consumidores portugueses de cerca de 135,6 milhões de euros, dos quais quase metade foram obtidos já em 2023“, indica o comunicado.
A REN assume, em Portugal Continental, o papel de Entidade Emissora de Garantias de Origem (EEGO) responsável pela implementação e gestão do sistema de emissão de garantias de origem, compreendendo o registo, a emissão, a transferência e o cancelamento eletrónico destes certificados.
A EEGO iniciou a sua atividade em março de 2020 e tem atualmente registadas no seu sistema cerca de 380 empresas (incluindo produtores, comercializadores e brokers) e cerca de 780 instalações que certificam mensalmente a sua produção de energia elétrica. Desde 2020 foram já emitidos em Portugal mais de 100 milhões de GOs.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Eletricidade. Receitas do leilão de garantias de origem voltam a bater recorde
{{ noCommentsLabel }}