Dívida pública sobe pelo quinto mês e volta a superar 280 mil milhões
Foi uma subida ligeira de apenas 30 milhões de euros em maio. Ainda assim, a dívida pública voltou a superar a fasquia dos 280 mil milhões, o que acontece apenas pela terceira vez na história.
A dívida pública registou uma subida ligeira de apenas 30 milhões de euros em maio. Foi um aumento, ainda assim, suficiente para Portugal voltar a superar a fasquia dos 280 mil milhões de euros de endividamento público, o que acontece apenas pela terceira vez na história.
Importa sublinhar, contudo, que a dívida pública líquida de depósitos registou um decréscimo de 422 milhões de euros para 256,4 mil milhões, segundo o Banco de Portugal. O que significa que o aumento da dívida resulta, sobretudo, de um reforço dos cofres públicos, como adianta o supervisor: as Administrações Públicas reforçaram os seus cofres com 500 milhões de euros.
A evolução da dívida pública em maio resultou sobretudo do aumento dos Certificados de Aforro em 2,2 mil milhões de euros e, em sentido contrário, da amortização de títulos de dívida de curto prazo na ordem dos 1,9 mil milhões.
Dívida pública volta a subir
Fonte: Banco de Portugal
Os dados do Banco de Portugal mostram que a dívida pública bruta aumenta há cinco meses. Já subiu 7,4 mil milhões desde o início do ano. É a terceira vez que a fasquia dos 280 mil milhões volta a ser superada, como aconteceu eu maio e junho (atingiu recorde nos 280,6 mil milhões) do ano passado.
Após o aumento verificado na primeira metade do ano, que acontece graças à corrida aos Certificados de Aforro, a expectativa é que a dívida pública venha a cair na segunda metade. Portugal tem um cheque de mais de 9 mil milhões de euros para devolver em outubro, e isso determinará um alívio da dívida no cômputo do ano.
Portugal fechou 2022 com um rácio da dívida pública de 113,9% do Produto Interno Bruto (PIB) e deverá cair para 103,4% no final deste ano, de acordo com as previsões do Banco de Portugal.
(Notícia atualizada às 11h50)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Dívida pública sobe pelo quinto mês e volta a superar 280 mil milhões
{{ noCommentsLabel }}