Preço dos materiais de construção cai pela primeira vez em nove anos

Índice de construção nova abranda em maio, pelo quinto mês consecutivo em termos homólogos. Desde julho de 2014 que o preço dos materiais não caía em comparação com o ano anterior.

Abrandou pelo quinto mês consecutivo o índice que mede os custos de construção de novas casas. Em maio, o índice aumentou 2,8% em comparação com o mesmo mês de 2022; na variação mensal, a variação foi marginal. Pela primeira vez desde julho de 2014, os materiais ficaram mais baratos em comparação homóloga.

O índice de custos de construção de habitação nova fixou-se nos 116,26 pontos em maio, o que compara com os 116,31 pontos de abril e os 113,13 pontos de maio de 2022. O indicador subiu em termos homólogos por conta da valorização dos custos com a mão-de-obra – foram 114,01 pontos em maio face aos 105,84 pontos do mesmo mês de 2022, sinalizam os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgados nesta sexta-feira.

Fonte: INE

Os materiais voltaram a baixar de preço na comparação mensal e, desta vez, também caíram na comparação homóloga. Em maio, os bens para construção tiveram um índice de 118,01 pontos, o que compara com os 118,47 pontos de abril e os 118,82 pontos de maio de 2022.

“Entre os materiais que mais influenciaram positivamente o preço estão o cimento e o betão pronto, com crescimento homólogo superior a 20% e 15%, respetivamente, e as madeiras e derivados de madeira, com variações superiores a 15%. Em sentido oposto, o aço para betão e perfilados pesados e ligeiros e a chapa de aço macio e galvanizada apresentaram decréscimos de cerca de 30% em termos homólogos”, justifica o INE na nota de imprensa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Preço dos materiais de construção cai pela primeira vez em nove anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião