BRANDS' ECO 8ª sessão do Ciclo de Conversas debate importância dos dados
A oitava sessão do Ciclo de Conversas, lançado pelo Município do Porto, aconteceu na passada quinta-feira, dia 6 de julho, e abordou o tema "A importância dos dados".
O Porto Innovation Hub recebeu, na passada quinta-feira, dia 6 de julho, o oitavo momento do Ciclo de Conversas, promovido pela Câmara Municipal do Porto, no âmbito do Pacto do Porto para o Clima.
Esta foi a oitava de um ciclo de dez sessões, que teve como tema do debate “A importância dos dados”. A discussão centrou-se, por isso, na importância que os dados, a informação e o conhecimento têm para a gestão das cidades, na definição de estratégias e políticas públicas e, ainda, na sua importância na abordagem às alterações climáticas e no caminho para a neutralidade carbónica.
A recolha, a análise e a utilização eficiente da multiplicidade de dados disponíveis estiveram na base desta discussão, que abordou ações concretas e sustentáveis que podem possibilitar decisões cada vez mais informadas e orientadas pelos dados, numa lógica de afirmação das decisões que são tomadas baseadas em dados.
Durante o debate, destacou-se o papel dos dados e a importância da sua contínua monitorização como fundamental para as cidades poderem identificar tendências, ajustar as suas estratégias e medir o impacto das medidas e políticas públicas implementadas. Esta utilização de dados confiáveis e atualizados também foi destacada como uma base sólida para a tomada de decisões informadas que facilitam a implementação de políticas eficazes em diversas áreas. Estas políticas públicas são determinantes no caminho do Porto rumo à neutralidade carbónica.
Entre os vários exemplos utilizados, foi abordada a importância dos portais de dados abertos disponíveis ao público e na vontade que o Porto tem de continuar a trabalhar nos dados geográficos, de consumo da cidade e na sua monitorização, sempre orientada pela premissa de que só é possível melhorar aquilo que se consegue medir.
O portal de dados abertos da cidade do Porto, aliado a uma estratégia interna de valorização de dados, foi criado para conceder a todos de forma livre, gratuita e imediata, o acesso a uma ampla variedade de conjuntos de dados da cidade, com o objetivo de promover o aumento do conhecimento, o envolvimento dos cidadãos e potenciar o desenvolvimento futuro.
Nesta sessão foi ainda debatido o potencial das cidades para se tornarem laboratórios vivos para a inovação e sobre o papel dos dados numa cidade inteligente que quer ser neutra em carbono até 2030.
O debate, moderado por João Bastos, Coordenador de Arquitetura de Sistemas e Análise de Dados na Porto Digital, contou com a participação de Miguel Almeida, especialista em ciência de dados; Ana Leite, Diretora do Departamento Municipal de Proteção de Dados do Município do Porto; e Ana Lima, Diretora Técnica e Coordenadora do Departamento EPMQ (IT Engineering – Process, Data, Maturity, and Quality) do Instituto CCG/ZGDV e Professora Convidada na Universidade do Minho.
Pode assistir a toda a conferência no vídeo abaixo:
Pode, ainda, ouvir em conferência em podcast:
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
8ª sessão do Ciclo de Conversas debate importância dos dados
{{ noCommentsLabel }}