Governo antecipa que dívida pública fique abaixo de 100% do PIB em 2024
Governo prepara-se para rever em baixa, no âmbito do próximo Orçamento do Estado, as projeções para o rácio da dívida pública face ao PIB, antecipando que fique abaixo de 100% em 2024.
O Governo está mais otimista com a evolução das contas públicas e prepara-se para rever em baixa, no Orçamento do Estado, as projeções para o rácio da dívida pública face ao PIB, antecipando que fique abaixo de 100% em 2024.
“A projeção que temos no Programa de Estabilidade é de 103%, mas provavelmente ficaremos abaixo de 100% já no ano de 2024”, afirmou o secretário de Estado das Finanças, em entrevista ao Jornal de Negócios/Antena 1 (acesso livre). Este mês, o ministro das Finanças já tinha sinalizado este otimismo, mas até agora o Governo apenas estimava que a dívida pública ficasse abaixo de 100% do PIB em 2025.
João Nuno Mendes antecipa ainda que uma dívida inferior a 105% este ano sublinhando que este desempenho põe o país “noutro campeonato” ao conseguir níveis inferiores a países como Espanha, França ou Bélgica. Quanto ao défice não se compromete com metas para além deste ano. “Julgo que este ano temos condições para estar próximos do equilíbrio, tal como já foi referido pelo ministro das Finanças. Naturalmente que esta lógica depende também do desempenho económico. O que nós temos que ter em consciência é que nós estamos numa fase de transição e podemos ficar entre os países europeus que têm o melhor desempenho económico e orçamental”, concluiu.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Governo antecipa que dívida pública fique abaixo de 100% do PIB em 2024
{{ noCommentsLabel }}