Benfica SAD passa de prejuízos a lucros de 4,2 milhões no primeiro semestre
O aumento dos rendimentos operacionais e a melhoria do resultado com transações de direitos de atletas influenciaram pela positiva os resultados da SAD.
A SAD do Benfica teve lucros de 4,2 milhões de euros no primeiro semestre deste ano, em contraste com os prejuízos de 35 milhões de euros registados em período homólogo. O resultado foi influenciado “pelo aumento dos rendimentos operacionais (excluindo transações de direitos de atletas) e pela melhoria do resultado com transações de direitos de atletas”, indica a SAD em comunicado ao mercado.
Os rendimentos operacionais, excluindo transações de direitos de atletas, atingiram mesmo o “valor mais elevado de sempre”, ou 195,8 milhões de euros, mais 15,6% face ao período homólogo. O desempenho desportivo na Liga dos Campeões contribuiu para esta rubrica, dentro do crescimento das receitas “dos três segmentos (Media TV,
Matchday e Commercial)”.
Com as transações de direitos de atletas, os rendimentos operacionais subiram 21,9%, para os 284,7 milhões de euros. Estas transações ascenderam a 63,7 milhões de euros entre janeiro e junho deste ano, mais 53,2% face a período homólogo.
Ainda assim, a SAD do Benfica refere que as “principais transações ocorridas nos dois últimos exercícios estão influenciadas pelo facto de serem relativas a jogadores que representaram investimentos elevados na aquisição dos respetivos direitos e aos quais estavam associados compromissos com terceiros”. Nestes casos, continua a nota, o “impacto da transferência no resultado líquido do período é normalmente inferior, se comparado com as alienações de direitos de atletas provenientes da formação”.
Já os gastos operacionais também aumentaram 1,3%, para os 245,8 milhões de euros devido ao crescimento de “fornecimentos e serviços externos”, justifica a SAD do Benfica na nota publicado no site da Comissão do Mercados de Valores Mobiliários (CMVM).
A dívida líquida da Benfica SAD caiu 4,3% ao “face ao final do exercício transato”, para os 140,8 milhões. O ativo, por sua vez subiu para 557,8 milhões, e o passivo também aumentou 19,9 milhões face ao final de junho de 2022, para 444,6 milhões.
O capital próprio também aumentou 3,9%, para os 113,2 milhões de euros, “em consequência do lucro obtido no presente exercício, aproximando-se do valor do capital social da Sociedade (115 milhões de euros)”.
Em outro comunicado, a Benfica SAD convocou para 28 de setembro a assembleia geral de acionistas para deliberar sobre quatro pontos, entre os quais alterações ao “acordo relativo à alienação das ações representativas da totalidade do capital social das sociedades Benfica Estádio – Construção e Gestão de Estádios, S.A. e Benfica TV, S.A”.
(notícia atualizada pela última vez às 22h22)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Benfica SAD passa de prejuízos a lucros de 4,2 milhões no primeiro semestre
{{ noCommentsLabel }}