Allianz avança com plano Net Zero para 2030

  • ECO Seguros
  • 12 Setembro 2023

A Allianz está a avançar com um plano para aumentar as energias renováveis e tecnologias de baixo carbono, com o objetivo de impulsionar as receitas das soluções de transição.

O plano que a Allianz apresenta reafirma o compromisso de longo prazo da seguradora em alcançar emissões líquidas zero até 2050 nas suas carteiras de investimento proprietárias e de subscrição de propriedade e acidentes (P&C), com uma meta acelerada de atingir emissões líquidas zero nas suas próprias operações até 2030.

“Governos, empresas e indivíduos devem trabalhar em conjunto para criar resiliência e limitar o aquecimento global a 1,5°C”, defende Oliver Baete, líder da Allianz.

O CEO da Allianz, Oliver Bäte, destacou a urgência das ações climáticas: “Com eventos climáticos extremos, este verão reforçou a urgência de agir nas alterações climáticas. Governos, empresas e indivíduos devem trabalhar em conjunto para criar resiliência e limitar o aquecimento global a 1,5°C“, sublinhou o líder. Bäte também enfatizou o compromisso da Allianz em colaborar com clientes e empresas focadas na transição.

A gigante alemã quer aumentar de forma rentável as receitas das soluções de transição na sua carteira de seguros comerciais em 150%, ao mesmo tempo que disponibilizará investimentos adicionais de 20 mil milhões de euros até 2030. Além disso, como parte dos seus objetivos intermédios, a Allianz está a acelerar a redução de emissões nas suas carteiras de seguros Property & Casualty (P&C), com metas ambiciosas, incluindo uma redução de 30% nas emissões de carbono no segmento de seguros automóveis de retalho e uma diminuição de 45% na intensidade das emissões de gases de efeito estufa no segmento de seguros comerciais até 2030. A empresa também superou as metas de redução de emissões estabelecidas para 2025 no seu portefólio de investimento e agora visa reduzir para metade os níveis de emissões de gases de efeito estufa até 2030.

O plano da Allianz estabelece metas intermediárias concretas para 2030, visando reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) nas operações da Allianz, na carteira de investimento e nos negócios de seguros P&C. Günther Thallinger, Membro do Conselho de Administração da Allianz SE, Gestão de Investimentos, Sustentabilidade, afirmou: “Estamos a estabelecer metas tangíveis para construir transparência e confiança e liderar pelo exemplo. O nosso abrangente plano de transição sustenta o nosso compromisso de mudar o nosso próprio negócio e de incentivar e apoiar os nossos clientes e parceiros nas suas jornadas de transição”.

Os novos passos reforçam o compromisso da Allianz para com a transparência e a liderança na luta contra as mudanças climáticas, com o objetivo de “construir um futuro mais sustentável e resiliente”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Allianz avança com plano Net Zero para 2030

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião