Autoeuropa não trabalha nenhum fim de semana até 12 de novembro
Fábrica de Palmela vai continuar a laborar em três turnos, mas o lay-off continua presente até 2 de novembro e todos os fins-de-semana até 12 de novembro serão de paragem através do lay-off.
Autoeuropa vai retomar a produção a 2 de outubro, de forma gradual, mantendo o regime de lay-off até 2 de novembro e sem laborar aos fins de semana até 12 de novembro.
A Autoeuropa anunciou a 31 de agosto que iria parar a produção a partir de 11 de setembro e durante dois meses devido à falta de uma peça produzida numa fábrica da Eslovénia (uma roda dentada), fortemente afetada pelas cheias que ocorreram no início de agosto. Mas, depois de conseguir encontrar uma alternativa em Espanha e na China, a laboração vai ser retomada a 2 de outubro.
“Foi possível resolver parcialmente o problema de fornecimento que determinou a paragem de produção, pelo que irá ser feita uma retoma faseada da produção e, consequentemente, uma cessação antecipada também faseada das medidas tomadas”, diz a administração da Volkswagen Autoeuropa em carta enviada aos trabalhadores, a que o ECO teve acesso.
Essa retoma faseada significa que termina a suspensão do contrato de trabalho ou a redução do período de trabalho a partir de 1 de outubro e, por isso, os trabalhadores devem retomar “a atividade cumprindo o com o seu horário de trabalho”, “a partir de 2 de outubro, inclusive”.
A fábrica de Palmela vai continuar a laborar em três turnos, mas o lay-off continua presente até 2 de novembro e todos os fins-de-semana até 12 de novembro serão de paragem através do regime de lay-off. A passagem ao regime normal, logo que normalizada a produção, será comunicada aos trabalhadores “oportunamente através de carta ou correio eletrónico”, explica a mesma carta.
A direção da fábrica já tinha informado os trabalhadores na quarta-feira que a produção seria retomada a 2 de outubro, acrescentando que “o número de turnos será menor que o esquema de trabalho habitual. Quanto às áreas de prensas, carroçarias e pintura, terão arranques antecipados”.
Na semana passada, já tinha sido anunciado que a Autoeuropa iria retomar a produção, após ter garantido o fornecimento de uma peça fundamental para o T-Roc junto de uma empresa espanhola e outra chinesa. Trata-se de uma antecipação face ao inicialmente previsto, dado que a empresa apontava para uma paragem de nove semanas.
A Autoeuropa é uma empresa com grande impacto na economia portuguesa e que representa 1,5% do Produto Interno Bruto Nacional (PIB), tal como foi sinalizado pelo primeiro-ministro. A fábrica de Palmela é considerada também um “motor” das exportações nacionais, com os últimos dados disponíveis, referentes a 2021, apontavam que a fábrica de Palmela contava com mais de cinco mil trabalhadores e representava cerca de 6% das exportações nacionais.
Em 2022, a Autoeuropa registou o segundo melhor ano de produção de sempre, com 231.100 unidades. Melhor mesmo só em 2019, quando saíram 254.600 unidades da fábrica em Palmela.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Autoeuropa não trabalha nenhum fim de semana até 12 de novembro
{{ noCommentsLabel }}