Crest vende empresa de rótulos e etiquetas ao Grupo Lappí

Grupo CPM.Penta, um dos maiores produtores ibéricos de rótulos, etiquetas e embalagens flexíveis, foi criado a partir da portuguesa Penta-Adhesiv e da espanhola CPM Internacional. Foi vendido à Lappí.

A Crest Capital Partners vendeu ao Grupo Lappí, um dos principais produtores europeus de rótulos e etiquetas, a sua participação maioritária na CPM.Penta, anunciou a sociedade gestora de private equity de Marco Lebre.

O grupo CPM.Penta, um dos principais produtores ibéricos de rótulos, etiquetas e embalagens flexíveis, foi criado a partir da portuguesa Penta-Adhesiv e da espanhola CPM Internacional, da zona de Vigo, que foi comprada e integrada para dar origem a este grupo, que tem receitas consolidadas de cerca de 30 milhões de euros, segundo a nota enviada ao ECO. Esta empresa fazia parte do Crest I, o primeiro fundo gerido pela Crest Capital Partners, criado em 2018 com 100 milhões de euros.

Com esta operação, o Grupo Lappí integra duas novas unidades de produção: CPM Internacional, em San Martín de La Vega (Madrid) e PENTA Adhesiv, em Salvaterra de Magos, aumentando para seis o número de centros de produção que detém. Nenhuma das partes revelou o valor do negócio.

A Lappí passará a ter um volume de negócios anual de 70 milhões de euros no final deste ano, 383 funcionários e uma carteira de 950 clientes. Além disso, o grupo consegue alargar a sua presença internacional para países como a Suíça, Itália e República Checa.

A Crest consegue, com esta operação, fazer a segunda venda este ano, após ter vendido a participação que detinha na Arteche Paper ao Grupo VPK, um líder europeu na indústria do papel, em março. Um negócio que seguiu os mesmos moldes, ou seja, o alcance ibérico do grupo foi potenciado com a aquisição de duas empresas que acrescentaram 30% às vendas anuais.

A propósito da venda da CPM.Penta ao Grupo Lappí, realizada na quarta-feira, a sociedade de private equity fez um balanço da sua atividade. “Relativamente aos investimentos do Fundo II, a Crest concluiu a consolidação do seu negócio de distribuidores de peças automóveis com a compra da Alecarpeças, que em conjunto com a Autodelta e a Fimag criaram o maior distribuidor do setor em Portugal, com mais de 80 milhões de euros em vendas”, explica a nota enviada ao ECO.

“Seguiu-se, em maio, a aquisição da Ecocompósitos, uma das principais empresas de manutenção e equipamentos de piscinas em Portugal, com receitas superiores a 25 milhões de euros.

Mas as operações não vão ficar por aqui. Marco Lebre, sócio fundador da Crest Capital Partners, garante que vão continuar a “estudar ativamente novas oportunidades e esperamos fechar mais duas aquisições até o final deste ano”.

Além disso, a sociedade lançou este ano o fundo Crest Agro I, com o apoio do Banco Português de Fomento, no âmbito do Programa Consolidar. Este fundo investe apenas em empresas que operam na agricultura, na aquicultura e em setores subsidiários, e terá uma capitalização máxima de 75 milhões de euros.

A Crest já investiu 26,06 milhões de euros em três empresas: Aquacria Piscícolas, Safiestela e AC Nazaré. A Aquacria Piscícolas foi criada em 1982 na Murtosa, mas desde 2012 integra o grupo espanhol SEA8, e dedica-se à piscicultura em águas salgadas, em especial linguado.

A Safiestela é também uma empresa de aquacultura, criada em 2011, na Póvoa do Varzim, especializada em linguado, também integra o grupo espanhol SEA8, e já recebeu 92 milhões do Mar2020 para o investimento de 244 milhões que fez para aumentar a produção. Há apenas três produtores europeus de linguado em aquacultura.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Crest vende empresa de rótulos e etiquetas ao Grupo Lappí

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião