Concurso do PRR lançado este mês para criar mais lugares nas creches
"Vamos lançar este mês um aviso PRR para aumentar em mais dez mil lugares a capacidade de creches", anunciou esta terça-feira Ana Mendes Godinho.
A ministra do Trabalho anunciou que vai ser lançado “este mês” um aviso do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para aumentar em mais dez mil lugares a capacidade de creches. Em entrevista à RTP3, Ana Mendes Godinho explicou que esta é uma das medidas previstas para garantir a abertura de mais vagas nas creches a partir do próximo ano.
Na proposta do Orçamento do Estado para o próximo ano, o Governo compromete-se a prosseguir a política de alargamento das creches gratuitas. “Em 2024, dá-se mais um passo neste sentido, passando, a partir de setembro de 2024 a abranger as crianças que ingressam até ao 3º ano de creche, no setor social e solidário, e complementarmente, no setor lucrativo”, lê-se na proposta.
“Vamos intervir em duas dimensões, por um lado aumentar o número de lugares nas creches, seja através de novas creches – vamos lançar este mês um aviso PRR para aumentar em mais dez mil lugares a capacidade de creches – e alargar a todas as crianças a possibilidade de frequentar a creche”, explicou Ana Mendes Godinho.
O Governo anunciou o acesso à creche de modo faseado, tendo começado com as crianças que tinham nascido depois de 1 de setembro de 2021. O novo alargamento deverá abranger 120 mil crianças e terá um custo adicional de 100 milhões de euros face aos valores de 2023.
“A crescente abrangência da medida beneficia do aumento do número de lugares em creche até duas crianças por sala e da simplificação do processo de reconversão de salas de respostas sociais para a infância em salas de creche, com reforço adicional do PRR, que dá resposta ao aumento da procura registada”, explica a proposta de OE2024.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Concurso do PRR lançado este mês para criar mais lugares nas creches
{{ noCommentsLabel }}