Segundo comboio de camiões com ajuda humanitária vai entrar em Gaza

  • ECO
  • 22 Outubro 2023

Mais 17 camiões com ajuda humanitária estão no posto fronteiriço de Rafah, no Egito, para entrarem na Faixa de Gaza.

Um comboio com 17 camiões vai levar este domingo ajuda humanitária para o sul da Faixa de Gaza, avança a Reuters. No dia anterior tinham entrado 20 camiões, o que foi considerado insignificante face às necessidades da população, que está sem acesso a água, alimentos, medicamentos e alimentos desde o cerco israelita.

Os comboios estão junto ao posto fronteiriço de Rafah, no 16.º dia da guerra entre Israel e o movimento islamita Hamas, no poder em Gaza. Mais de 200 camiões carregados, com cerca de 3.000 toneladas de ajuda, estão perto do posto há vários dias, esperando autorização para entrar.

No domingo, tinham cruzado a fronteira 20 camiões do Crescente Vermelho egípcio com medicamentos e alimentos. O posto fronteiriço de Rafah voltou depois a encerrar.

A embaixada dos Estados Unidos no Egito alertou para o “ambiente potencialmente caótico” que a abertura da fronteira pode criar, com uma corrida para o Egito por parte de cidadãos com dupla nacionalidade que fogem de Gaza e com as entregas dos primeiros socorros.

À medida que o conflito entra na sua terceira semana, a ajuda é desesperadamente necessária para os habitantes de Gaza, cujo território continua a ser incessantemente bombardeado por Israel, que prometeu “aniquilar” o Hamas.

De acordo com as autoridades israelitas, mais de 1.400 pessoas foram mortas em território israelita pelos combatentes do Hamas desde 7 de outubro, a maior parte das quais civis que foram baleados, queimados vivos ou mutilados no primeiro dia de ataque dos combatentes de Gaza.

Segundo o exército israelita, cerca de 1.500 combatentes do Hamas foram mortos na contraofensiva que permitiu a Israel recuperar o controlo das zonas atacadas.

Na Faixa de Gaza, mais de 4.000 palestinianos, na sua maioria civis, foram mortos nos bombardeamentos incessantes levados a cabo pelo exército israelita em represália, segundo o Ministério da Saúde do Hamas em Gaza.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Segundo comboio de camiões com ajuda humanitária vai entrar em Gaza

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião