Edição do Rock ‘n’ Law deste ano apoia a inclusão escolar
No dia 17 de novembro 14 escritórios de advogados voltam a unir-se no LAV, em Lisboa, na iniciativa solidária Rock ‘n’ Law. Este ano vão apoiar o projeto TASSE da Fundação Santa Rafaela Maria.
Está a chegar mais uma edição da iniciativa solidária Rock ‘n’ Law (RnL). No dia 17 de novembro, os advogados voltam a reunir-se para dar música e angariar dinheiro para mais uma causa, o projeto TASSE da Fundação Santa Rafaela Maria.
Depois de passarem pelo palco do Campo Pequeno e do Kais, este ano o evento terá lugar no LAV, em Lisboa. À Advocatus, João Louro e Costa, coordenador do RnL, avançou que vai haver surpresas.
“O formato do evento, como todos o conhecem, não mudará, mas contamos com algumas novidades e surpresas, quer na composição das bandas, quer no fit-out do espaço”, disse.
Este ano é a primeira vez que é possível comprar o bilhete online, tendo que apresentar apenas um QR Code na entrada do evento.
Todos os fundos angariados este ano vão para o projeto TASSE. Criado em 2004 pela Fundação Santa Rafaela, o TASSE está localizado no bairro da Quinta da Fonte da Prata, no município da Moita, e tem apostado na melhoria da inclusão escolar, apoiando atualmente cerca de 120 crianças e jovens, dos 7 aos 18 anos, com grandes dificuldades de aprendizagem e provenientes de famílias carenciadas e de ambientes desestruturados.
O principal objetivo deste projeto é promover a sua inclusão escolar, através de iniciativas de educação não formal, bem como da promoção da empregabilidade e do associativismo jovem.
Para concretizar estes objetivos, o TASSE organiza um conjunto de atividades em torno de duas grandes áreas: atividades lúdico-pedagógicas para desenvolvimento de aptidões escolares, como ateliês de apoio ao estudo e informática, e atividades que promovem as competências pessoais, sociais e de participação ativa através da Academia TASSE, como desporto e saúde, artes, entre outras.
Em paralelo, desenvolvem também equipas de “Grupos de Jovens” e “Jovens tutores”, em que os antigos educandos do TASSE são hoje mentores de crianças e jovens do centro. Organizam ainda eventos de caráter desportivo, cultural e/ou solidário fundamentais para envolver as famílias e a comunidade promovendo a participação ativa de todos.
“Com o apoio do Rock ‘n’ Law, e de todos os que se juntarem a nós neste evento, vai ser possível dar continuidade ao trabalho desenvolvido e, já neste ano letivo, envolver mais crianças e jovens e criar outras atividades que permitam formas mais inovadoras de desenvolver as competências escolares. Sem o apoio do Rock ‘n’ Law, o alargamento da intervenção e a inovação do TASSE não seriam neste momento possíveis”, explicou João Louro e Costa.
Objetivo? Superar donativos de 2022
O principal objetivo do Rock ‘n’ Law é angariar o maior donativo possível para o projeto que apoiam. Desde 2009, e ao longo de 14 edições, o Rock ‘n’ Law já angariou cerca de 880 mil euros que foram doados a 21 projetos de solidariedade social.
“As sociedades de advogados organizadoras dão um donativo inicial que cobre todas as despesas. A receita do evento, quer de bilheteira, quer dos demais patrocinadores, é integralmente canalizada para o projeto apoiado. Este ano não será exceção”, sublinhou João Louro e Costa.
À Advocatus, o coordenador afirmou que todos os anos a expectativa é de poderem superar o resultado do ano anterior e que o RnL tem sido “consistente” no cumprimento dessa meta. “O ano passado foi angariado um donativo no valor de 66.326 euros. Esperamos poder ultrapassar esse resultado na edição deste ano”, referiu.
“Temos uma componente muito importante no financiamento que são os nossos patrocinadores – empresas portuguesas de diferentes áreas, multinacionais, bancos. Esses patrocinadores já confiam no RnL como uma plataforma de ajuda a causas sociais”, acrescentou.
João Louro e Costa destacou ainda as cerca de 2.000 pessoas que vão ao evento. “Com um contributo mínimo de 20 euros têm acesso ao evento e, caso não queiram ir ao festival, podem contribuir de outra forma. Divulgaremos os dados para os donativos nas nossas redes sociais. Todos os donativos serão entregues à associação”, recordou.
O Rock ‘n’ Law é um dos principais momentos solidários da advocacia em Portugal e reúne anualmente todo o setor jurídico e os seus parceiros para uma noite de música e animação que tem como objetivo principal a recolha do maior donativo possível para entregar ao projeto selecionado.
A última edição do Rock ‘n’ Law reuniu quase 1.600 pessoas e angariou 66.326 euros para o projeto Centro de Integração para os Refugiados (CIR) da Associação de Ucranianos em Portugal.
“Somos 14 sociedades de advogados concorrentes, mas que em primeiro lugar são colegas e que desde 2009 se têm unido e organizado um evento de sucesso, com uma assistência média anual em torno das 2000 pessoas, que permitiu já angariar perto de um milhão de euros em donativos para causas sociais”, explicou o coordenador.
João Louro e Costa frisou que esta iniciativa solidária já faz parte do calendário anual dos advogados. “O Rock ‘n’ Law é um exemplo de união e resiliência. Nem durante a pandemia abandonámos o projeto – virámo-nos para atuações online e angariámos cerca de 47.450 euros para a União Audiovisual, apoiando os artistas e a cultura”, concluiu.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Edição do Rock ‘n’ Law deste ano apoia a inclusão escolar
{{ noCommentsLabel }}