Audição de Duarte Cordeiro adiada para sexta-feira. Parlamento publica novo calendário para Orçamento
Há novas datas para as audições dos ministros no âmbito do Orçamento do Estado, que continuam a desenrolar-se enquanto não há uma formalização da demissão do primeiro-ministro.
Enquanto a demissão do Governo não é formalizada, os trabalhos na Assembleia da República continuam como se estivesse tudo normal — quer isto dizer que os ministros continuam a ter de ir defender um Orçamento do Estado que pode não avançar. Para já, foram anunciadas alterações no calendário: por exemplo, o ministro do Ambiente deveria ir ao Parlamento esta quarta-feira para responder às perguntas dos deputados, mas a data terá mudado para sexta-feira.
O calendário da apreciação do Orçamento do Estado na especialidade já foi publicado no mês passado, contemplando mais de duas semanas de audições a todos os ministros e algumas organizações. Mas o site do Parlamento tem agora uma nota informativa com novas datas, cuja publicação indicada é de dia 6 de novembro.
Nestas novas datas há mudanças face ao calendário anterior, como a audição de Duarte Cordeiro, que estava marcada para esta quarta-feira, mas que terá passado para dia 10 de novembro (o Ministério do Ambiente foi um dos alvos das buscas desta terça-feira). Já a ministra da Habitação deveria ir na sexta-feira à Assembleia, mas está agora escalada para as 15h30 desta quinta-feira.
A ministra da Coesão está esta quarta-feira de manhã no Parlamento, como previsto, seguida pelo ministro da Cultura, que deveria ir dia 9, mas cuja data foi antecipada. Há ainda espaço para a ministra da Agricultura e da Alimentação esta quarta-feira, mas que também estava agendada para dia 9.
No dia 9 de novembro estavam previstas as audições do Conselho Económico e Social — que já não figura no calendário — e do Conselho das Finanças Públicas, cuja data se mantém.
Já no dia 10, estava prevista a audição da ministra da Habitação de manhã e do ministro das Infraestruturas à tarde. Mas, afinal, será Duarte Cordeiro ouvido às 9h00 (isto se até lá não for publicada a exoneração do Governo) e João Galamba às 15h30.
A continuação dos trabalhos depende, neste momento, do Presidente da República. Marcelo Rebelo de Sousa vai ouvir os partidos esta quarta-feira e reúne com o Conselho de Estado na quinta-feira, dia em que vai falar ao país e explicar qual será o rumo a tomar. Se decidir dissolver o Parlamento, o processo para.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Audição de Duarte Cordeiro adiada para sexta-feira. Parlamento publica novo calendário para Orçamento
{{ noCommentsLabel }}