Desempregados inscritos no IEFP passam a ter “mentor digital”
Plataforma myMentor mostra oportunidades de emprego, formação e até reconversão profissional. Vai passar a ser usada como complemento ao apoio prestado aos cidadãos desempregados.
O Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) está a apresentar às suas várias delegações a plataforma myMentor, que deverá apoiar os desempregados portugueses a encontrarem novos postos de trabalho, bem como a preparem eventuais mudanças de rumo profissional. Esta plataforma já tinha sido testada num projeto-piloto na Grande Lisboa e no Algarve, mas vai agora passar a estar disponível em todo o país.
“A myMentor é uma plataforma portuguesa e de utilização gratuita, composta por conteúdos e ferramentas úteis ao desenvolvimento de competências de empregabilidade e gestão de carreira, que tem por objetivo ajudar na pesquisa de emprego, na preparação para o mercado de trabalho, na atualização de competências ou numa mudança de rumo profissional”, explica o IEFP esta quinta-feira num comunicado.
Segundo a própria plataforma, trata-se de um “mentor digital” que ajuda o utilizador a definir o seu caminho profissional, mostrando-lhe não só as oportunidades de emprego disponíveis, mas também de formação e até de reconversão profissional.
“Integra conteúdos e funcionalidades possibilitadores da autoexploração do perfil individual, da exploração da oferta formativa, de profissões e de tendências do mercado de trabalho local e de apoio à procura de emprego”, detalha o IEFP
De notar que desde 2019 que o instituto do emprego tem participado no apoio ao desenvolvimento e experimentação desta plataforma, tendo promovido um piloto na Área Metropolitana de Lisboa e no Algarve.
Agora, o instituto decidiu apresentar esta plataformas às suas várias delegações em todo o país, “para que possa ser divulgada e usada como complemento ao apoio prestado aos cidadãos desempregados“.
A myMentor foi desenvolvida pela Associação Better Future, ao abrigo do programa de Parcerias para o Impacto do Portugal 2020 e com a colaboração de várias entidades, nomeadamente o IEFP. Teve financiamento, além disso, do Portugal Inovação Social e da Fundação Calouste Gulbenkian, é destacado no referido comunicado.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Desempregados inscritos no IEFP passam a ter “mentor digital”
{{ noCommentsLabel }}