IEFP une-se a mais de 50 empresas e associações para acelerar requalificação dos trabalhadores
Programa PRO_MOV já contribuiu para a melhoria das qualificações de mais de três centenas de portugueses, mas ganha agora novo impulso: IEFP assina protocolo com 50 empresas e CIP junta-se.
O Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) vai assinar esta quinta-feira, dia 9 de novembro, um protocolo com mais de 50 empresas e associações — entre as quais, a Sonae, a SAP, a Nestlé, a Business Roundtable Portugal e a Confederação Empresarial de Portugal — com vista a acelerar a requalificação dos trabalhadores portugueses, através do programa PRO_MOV, que oferece formações em várias áreas.
“O PRO_MOV, programa de requalificação profissional para os empregos de futuro, assinala esta sexta-feira a parceria entre Estado e mais de 50 empresas e associações, com o objetivo de melhorar as qualificações dos portugueses“, foi anunciado em comunicado.
“Com a assinatura do memorando de entendimento, IEFP, Sonae, SAP, Nestlé, Associação Business Roundtable Portugal e CIP juntam-se na intenção de garantir uma empregabilidade superior a 75% aos formandos em situação de desemprego“, detalha a mesma nota enviada às redações.
Convém explicar que o PRO_MOV é um programa nacional de requalificação que se insere na iniciativa europeia Reskilling 4 Employment, que foi criada pelo European Roundtable for Industry, um fórum de alto nível que junta cerca de 60 CEO e presidentes de empresas, entre as quais Sonae, Nestlé e SAP. O objetivo dessa iniciativa é requalificar um milhão de europeus até 2025.
O programa arrancou em 2021 e já contribuiu para a melhoria das qualificações de mais de três centenas de profissionais, dos quais 177 estão atualmente em formação.
Atualmente, o PRO_MOV disponibiliza formação em sete setores: indústria, agricultura, digital, empregos verdes, vendas, saúde e business intelligence.
Em cada uma dessas áreas, têm sido desenhadas formações em colaboração com um conjunto alargado de empresas parceiras, “em profissões tão diversas como software developer, eletricista de instalações sustentáveis, network & cybersecurity administrator, auxiliar de ação médica, técnico analista na área da saúde, assistente especializado de contact center ou operador agrícola especializado”.
Ainda que já tenha algum história, este programa ganhará agora um novo fôlego, com a assinatura do referido procotolo, que marca também a integração da CIP nesta iniciativa.
“A CIP associa-se ao PRO_MOV por três razões basilares: o programa contribui para um maior alinhamento da procura versus oferta de competências, promove a reintegração dos portugueses no mercado de trabalho e constitui-se ainda como um excelente exemplo de associativismo empresarial”, sublinha Armindo Monteiro, presidente da CIP.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
IEFP une-se a mais de 50 empresas e associações para acelerar requalificação dos trabalhadores
{{ noCommentsLabel }}