Moedas tem um “novo sonho”. Quer tornar Lisboa no “porto seguro da inovação”
Presidente da Câmara de Lisboa mostrou-se "orgulhoso" dos resultados que tem tido a Fábrica dos Unicórnios e anunciou na abertura da Web Summit que quer fazer da capital o "porto seguro da inovação".
O presidente da Câmara de Lisboa mostrou-se “muito orgulhoso” de ter conseguido concretizar o sonho de criar a Fábrica dos Unicórnios. E usou a abertura da Web Summit esta segunda-feira para apresentar “um novo sonho”: fazer de Lisboa o “porto seguro da inovação”. “Ninguém aqui quer mudar ninguém, acolhemos toda a gente”, apontou Carlos Moedas na abertura da conferência.
O autarca recordou o momento em que apresentou o conceito há dois anos. A Fábrica dos Unicórnios, “um dos maiores programas de scale ups e de inovação”, já permitiu atrair 54 empresas tecnológicas para Lisboa, provenientes de 23 países diferentes, que criaram empregos na capital portuguesa, disse Carlos Moedas. “Destas, 12 são unicórnios”, acrescentou.
“São vocês que criam empregos, não são os políticos. Todas essas empresas em Lisboa, e é por isso que quero agradecer-vos, anunciaram a criação de 10 mil empregos em Lisboa. É isso que vocês fizeram e é por isso que estou tão orgulhoso de ter criado essa Fábrica dos Unicórnios”, revelou o presidente da Câmara Municipal.
Dito isto, Moedas apresentou um “novo sonho”. “Hoje quero anunciar um novo projeto para Lisboa. Queremos ir da Fábrica dos Unicórnios ao Porto Seguro da Inovação. Um sítio onde se sintam livres”, apontou.
Sem dar detalhes, o presidente do município explicou que “o sonho”, relacionado com as origens da cidade de Lisboa, resultou de conversas com empreendedores estrangeiros que escolheram a capital para investir. “Lisboa é uma das cidades que, quando se chega, desde o primeiro momento, sentimos que fazemos parte. E quando sentimos que fazemos parte, somos mais criativos, sentimo-nos livres”, justificou.
A intenção passará por ter uma cidade cosmopolita, em que pessoas de todas as origens e religiões são bem acolhidas: “Esta era a cidade que, durante séculos, as pessoas estavam juntas. Muçulmanos, judeus e cristãos, trabalhavam juntos”, sublinhou o autarca.
Por fim, Carlos Moedas disse querer que os empreendedores “venham para Lisboa” e usem tecnologia para resolver alguns dos principais problemas da cidade, incluindo o problema da falta de habitação e das rendas elevadas. “Vocês, com as vossas empresas, têm de trabalhar para resolver os problemas de hoje”, rematou o presidente.
“Venham para o porto seguro de Lisboa, venham com os vossos amigos, ponham aqui as vossas empresas e ponham-nas ao serviço das pessoas”, concluiu Carlos Moedas.
A Web Summit decorre na FIL e na Altice Arena esta semana, até quinta-feira. São esperadas mais de 70 mil pessoas no evento, oriundas de 160 países.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Moedas tem um “novo sonho”. Quer tornar Lisboa no “porto seguro da inovação”
{{ noCommentsLabel }}