Comissão volta a rever em baixa PIB da Zona Euro para 0,6% este ano e 1,2% no próximo
Dez Estados-membros devem registar uma contração da economia neste ano, segundo as previsões da Comissão Europeia.
Num “contexto de elevado custo de vida, fraca procura externa e aperto monetário”, o PIB da Zona Euro apenas deverá crescer 0,6% este ano, segundo as previsões da Comissão Europeia, que voltou a rever em baixa as projeções. Já em 2024, deverá recuperar e crescer 1,2%, acelerando para 1,6% em 2025.
“Após uma forte expansão pós-pandemia em 2021 e 2022, a economia da UE perdeu dinamismo [já que] o PIB real registou uma contração muito ligeira no quarto trimestre de 2022 e quase não cresceu nos primeiros três trimestres deste ano. O elevado custo de vida teve um impacto mais pesado do que o esperado e, do lado externo, o comércio mundial deu pouco apoio”, aponta a Comissão Europeia.
As previsões para a economia da União Europeia são de um crescimento também de 0,6% este ano, acelerando para 1,3% no próximo e 1,7% em 2025. É de salientar que dez Estados-membros vão registar uma contração este ano, incluindo a Alemanha.
Tweet from @EU_Commission
A Comissão Europeia estima uma contração de 0,3% este ano e um crescimento de 0,8% em 2024 da economia alemã, a maior da União Europeia, uma revisão em alta para este ano mas em baixa para o próximo.
No que diz respeito à inflação, estima-se que esta “tenha caído para o mínimo de dois anos na Zona Euro em outubro e deverá continuar a diminuir ao longo do horizonte de previsão”, lê-se nas previsões económicas de Outono divulgadas esta terça-feira.
Bruxelas prevê-se que, na Zona Euro, a taxa de inflação seja de 5,6% em 2023 e desça para 3,2% em 2024 e 2,2% em 2025. Na UE, a inflação deverá diminuir de 6,5% em 2023 para 3,5% em 2024 e 2,4% em 2025. Por estas estimativas, ainda não se deverá atingir a meta de inflação 2% do Banco Central Europeu no próximo ano.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Comissão volta a rever em baixa PIB da Zona Euro para 0,6% este ano e 1,2% no próximo
{{ noCommentsLabel }}