Centeno alerta que “estagnação da Zona Euro é uma preocupação para todos”
Governador do Banco de Portugal considera que o desempenho da economia nos últimos trimestres cria alguma ansiedade em relação a uma “aterragem suave”.
O governador do Banco de Portugal considera que há preocupações sobre se a economia da Zona Euro terá uma “aterragem suave”, depois de vários trimestres de falta de crescimento.
“Os números não têm sido bons. Zero, 0,1%, -0,1% em cadeia durante cinco trimestres seguidos cria um pouco de ansiedade sobre se isto será uma aterragem suave”, afirmou Mário Centeno em entrevista à Bloomberg (acesso pago, em inglês).
“Esta estagnação da Zona Euro é uma fonte de preocupação para todos”, acrescentou o também membro do conselho de governadores do Banco Central Europeu (BCE). “Irá ajudar a baixar a inflação, seguramente”, acrescentou.
Centeno explicou que a inflação em novembro ainda registará “um bom número”. “Mas depois haverá o que eu chamaria de resistência. Sabemos a fonte disso: há um pequeno aumento na inflação proveniente da energia”, disse o ex-ministro das Finanças, a partir de Londres.
“Os salários reais desde o início do processo inflacionário caíram 6% em termos acumulados na Zona Euro. Espera-se que isto recupere um pouco, mas isso não significa que os efeitos de segunda ordem se materializarão. O mercado de trabalho na Europa é muito forte e mostra sinais de flexibilidade e adaptação que não eram conhecidos no passado”, disse.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Centeno alerta que “estagnação da Zona Euro é uma preocupação para todos”
{{ noCommentsLabel }}