Euronext já disponibiliza dados ESG das cotadas portuguesas
A Euronext tornou-se a primeira bolsa de valores a disponibilizar os dados ESG dos seus emitentes num formato padronizado.
No site da Euronext, no qual podem ser consultados os perfis das empresas cotadas na bolsa de Lisboa, há a partir desta quarta-feira um novo separador, com o rótulo ESG. A sigla, que remete para ambiente (E, de environment, em inglês), social (S) e governança (G), introduz um novo espaço no site, criado para que os investidores possam consultar, de forma harmonizada, os dados que cada uma das cotadas tem para partilhar debaixo de cada um destes três “chapéus”.
Com isto, a Euronext tornou-se a primeira bolsa de valores a disponibilizar os dados ESG dos seus emitentes num formato padronizado. “Esta iniciativa contribui para aumentar a transparência nos mercados financeiros e para a democratização do acesso a dados ESG confiáveis”, explica a dona da bolsa de Lisboa, que considera estar a colocar “os dados não financeiros no mesmo patamar dos dados financeiros”.
A Euronext não vê esta ferramenta como mais um peso para as empresas cotadas, além do peso que a regulação lhes impõe. Esta é uma forma de dar visibilidade ao trabalho que as empresas já terão de apresentar nos seus relatórios, ao mesmo tempo que “aumenta a transparência nos mercados financeiros e visa combater o greenwashing”, indicou a Euronext no momento do anúncio desta iniciativa, no início de setembro.
Cerca de 30 indicadores-chave de ESG foram analisados tendo como base os relatórios anuais dos emitentes e outras publicações, pela Euronext e pelo respetivo parceiro de dados. Os emitentes tiveram seis semanas para rever e enriquecer os seus perfis para os terem prontos para publicação.
“Os dados incluem ainda informações sobre a elegibilidade e alinhamento do volume de negócios, despesas operacionais e despesas de capital das empresas com a Taxonomia da UE”, acrescenta fonte oficial da Euronext.
Cada vez mais dados ESG. Grandes empresas ganham
As empresas de grande capitalização são as que mais partilham os seus dados: são responsáveis por 39% do volume de dados disponível, embora representem apenas 20% das empresas emitentes no universo Euronext.
De acordo com a Euronext, “a tendência é clara: os emitentes estão a aumentar o nível de divulgações de ESG”. Considerando todas as geografias onde o grupo Euronext está presente, contam-se 27% mais dados em 2022 em comparação com 2020. O maior salto verificou-se nos dados sobre a Diferença Salarial de Género, que aumentaram 52% em volume. Também dados relacionados com as emissões de gases com efeito de estufa (GEE) dispararam, neste caso 30%.
A título de exemplo, podem consultar-se, para cada empresa, as emissões de gases de efeito estufa (âmbito 1, 2, 3), intensidade de emissões de gases de efeito estufa, pegada de carbono, diversidade de género nos conselhos de administração, diferença salarial de género, intensidade energética, emissões para a água, resíduos perigosos e participação no consumo e produção de energia não renovável.
Percentagem de empresas que reportaram sobre os indicadores mencionados
No caso das empresas portuguesas, a diversidade de género no conselho de administração destaca-se como um dos indicadores mais reportados, enquanto, no extremo oposto, está o reporte das emissões para a água, que é feito por apenas 3% das empresas.
Posto este ponto de partida, o que acontece daqui para a frente? “A Euronext continuará a enriquecer este serviço com base nas necessidades dos emitentes e investidores e nas evoluções regulatórias. Uma parte fundamental da estratégia de ESG da Euronext é continuar a desenvolver produtos e serviços projetados para capacitar empresas na sua busca por objetivos ESG e para canalizar investimentos para projetos sustentáveis”, indica a dona da bolsa lisboeta.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Euronext já disponibiliza dados ESG das cotadas portuguesas
{{ noCommentsLabel }}