Médicos criticam atualização à plataforma eletrónica para prescrever medicamentos

Sindicato liderado por Roque da Cunha critica a atualização à plataforma eletrónica para prescrever medicamentos, considerando que traz uma maior "burocratização" e constitui um risco para os doentes.

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) critica a atualização à plataforma eletrónica para prescrever medicamentos, considerando que a nova versão “vem dificultar, atrasar e burocratizar” o trabalho dos médicos e “constitui um risco clínico para a segurança dos doentes”. Por isso, pede a reversão “imediata” da medida.

Em comunicado divulgado esta sexta-feira, o sindicato liderado por Jorge Roque da Cunha adianta que a nova versão da PEM, a aplicação de Prescrição Eletrónica Médica, “passou a obrigar a introdução de até seis campos para cada medicamento prescrito, dois dos quais com mais de 50 de opções, quando até agora a posologia era indicada de forma simples e inteligível para o utente numa única linha de texto livre”.

De acordo com a estrutura sindical, para além de uma maior “burocratização”, a alteração “constitui um risco clínico para a segurança dos doentes, uma vez que dificulta enormemente a leitura e compreensão da posologia [indicação das doses das tomas dos medicamentos] aos doentes“.

Além disso, denuncia que “a posologia de medicamentos é frequentemente incompatível com estruturação”. Por isso, o sindicato apela “à imediata reversão da medida recentemente implementada, eliminando a obrigatoriedade de posologia estruturada”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Médicos criticam atualização à plataforma eletrónica para prescrever medicamentos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião