Perda de mais de dois mil funcionários do Fisco para a reforma “não surpreende”, atira sindicato
Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos diz que é "sem surpresa" que vê os dados do Fisco que dão conta da saída de milhares de funcionários para a reforma nos próximos dois anos.
Há vários anos que o Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos (STI) alerta para a “situação dramática” que a Autoridade Tributária vive em matéria de recursos humanos, pelo que a notícia divulgada esta terça-feira de que até 2025 vão sair do Fisco mais de dois mil funcionários “não surpreende”.
“É sem surpresa que o STI avalia os dados avançados pela Autoridade Tributária e Aduaneira, que dão conta que mais de dois mil funcionários se vão reformar até 2025 e que quase metade sairá dos serviços de finanças, a que se somam 341 dos serviços centrais”, sublinha a estrutura sindical liderada por Ana Gamboa, numa nota enviada às redações.
Esta manhã foi conhecido o Plano Estratégico da Autoridade Tributária para os próximos dois anos, dando conta de que mais de dois mil funcionários vão passar à reforma até 2025. Além disso, identifica a “idade média elevada” dos trabalhadores como um dos pontos fracos dos próximos anos.
“Há já vários anos que alertamos para a situação dramática em matéria de recursos humanos. A saída massiva de trabalhadores para a aposentação tem-se dado nos últimos anos, porque os milhares de trabalhadores recrutados nos anos 1980 estão agora no final da vida ativa“, explica Ana Gamboa.
Segundo a sindicalista, sem renovação dos efetivos, tem sido criada “uma sobrecarga e pressão gradual”, porque a saída de trabalhadores não implica diminuição dos objetivos a cumprir. “As pessoas estão exaustas nos serviços. Já não é urgente recrutar, neste momento é uma emergência”, enfatiza a presidente do STI.
Assim, para o Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos, “importa desde logo avançar com o plano de recrutamento plurianual anunciado pelo Governo, que previa abrir concurso para recrutar Gestores Tributários e Aduaneiros ainda este ano”. É que, apesar desta medida ter sido anunciada em junho, até ao momento o concurso ainda não abriu. “Esperemos que o Governo não se vá embora sem cumprir com este compromisso”, remata a sindicalista.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Perda de mais de dois mil funcionários do Fisco para a reforma “não surpreende”, atira sindicato
{{ noCommentsLabel }}