Ouro volta a superar fasquia dos 2.000 dólares por onça
Perspetivas de fim de subidas nas taxas de juro e dólar mais fraco tornam mais apelativo o investimento no ouro. Metal precioso negoceia em máximos de um mês.
O preço do ouro voltou a superar a fasquia dos 2.000 dólares por onça esta terça-feira, mantendo-se a negociar acima deste patamar. A subida dá-se numa altura em que os investidores esperam que a Reserva Federal dos EUA já tenha terminado a série de aumentos das taxas de juro, pressionando o dólar americano e os rendimentos das obrigações.
Na última sessão, o preço do metal precioso subiu 1,2%, para 2.008 dólares por onça, aproximando-se dos níveis mais altos num mês. Na sessão desta quarta-feira, continua a negociar próximo da fasquia dos 2.000.
“O cenário macroeconómico está a tornar-se favorável para o ouro, à medida que a moderação da inflação nos EUA aumenta as perspetivas para o fim do ciclo de aumento das taxas de juros dos EUA. O declínio nos [juros da dívida] dos EUA e no dólar americano estão a aumentar o apelo de investimento pelo ouro”, escreveram analistas da ANZ numa nota citada pela Reuters.
O CEO do grupo XS, Mohamad K. Ibrahim, salienta também numa nota que “após o abrandamento da incerteza e das preocupações sobre o conflito no Médio Oriente e as condições geopolíticas em todo o mundo, as expectativas para as taxas de juro dos EUA recuperaram o controlo sobre os movimentos dos preços do ouro”. “Pode-se dizer que os mercados estão a tentar regressar à estabilidade e aos preços ideais”, acrescenta.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Ouro volta a superar fasquia dos 2.000 dólares por onça
{{ noCommentsLabel }}