Investigadores da OpenAI alertaram para descoberta perigosa antes da demissão do CEO
Numa carta enviada à administração antes da demissão de Sam Altman, especialistas da OpenAI terão alertado para uma perigosa descoberta no campo da inteligência artificial.
Um grupo de investigadores da OpenAI terá enviado uma carta ao conselho de administração da empresa a alertar para uma poderosa descoberta na área da inteligência artificial (IA) que, segundo os próprios, poderia pôr em risco a humanidade, noticia esta quinta-feira a Reuters. O aviso foi feito pouco antes de a administração ter decidido demitir o CEO, Sam Altman, que entretanto regressou à criadora do ChatGPT.
A Reuters não teve acesso ao conteúdo da carta, mas apurou que a preocupação dos especialistas diz respeito a um projeto conhecido internamente por Q* (lê-se Q-Star), que poderá representar um passo importante no desenvolvimento da chamada inteligência artificial geral. Trata-se de um conceito teórico que a OpenAI define como um sistema tanto ou mais capaz do que os humanos. À agência, os signatários da referida carta recusaram fazer qualquer comentário sobre o tema.
Segundo as fontes citadas pela Reuters, a carta e o algoritmo em causa terão servido como catalisador para o conselho de administração da OpenAI destituir Sam Altman do cargo de CEO na passada sexta-feira. No entanto, depois de ter sido recrutado pela Microsoft, que detém 49% da OpenAI, a criadora do ChatGPT anunciou na segunda-feira um “acordo de princípio” que levará ao regresso de Altman ao cargo de CEO, respondendo a um novo conselho de administração.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Investigadores da OpenAI alertaram para descoberta perigosa antes da demissão do CEO
{{ noCommentsLabel }}