Sondagem aponta para empate entre PSD e PS e subida do Chega
Os dois maiores partidos obtiveram as menores intenções de voto desde julho na sondagem para a RTP/Público. Já o Chega, a IL e o PAN ganham votos e os antigos partidos da 'geringonça' perdem.
A sondagem de novembro do Centro de Estudos e Sondagens de Opinião da Universidade Católica (Cesop) para o Público, RTP e Antena 1, avançada pelo jornal Público revela que as intenções de voto nos dois maiores partidos, o Partido Social-Democrata (PSD) e o Partido Socialista, caíram para 29% e 28%, respetivamente. Na última sondagem, realizada em julho, o PSD contava com 33% e o PS 32% das intenções de voto.
PS e o PSD mantém-se, assim, em ‘empate técnico’, após perderem quatro pontos percentuais cada, enquanto o Chega, a Iniciativa Liberal e o PAN ganham votos. O Chega verificou a maior subida de intenção de voto, passando de 10% em julho para 16%, seguido da Iniciativa Liberal, de 7% para 9% e o PAN, de 1% para 2% e também o CDS de 1% para 2%. Por outro lado, o Bloco de Esquerda e o Partido Comunista Português perderam intenções de voto dos portugueses de 7% para 6% e de 4% para 3%, respetivamente.
O estudo revela que a percentagem de pessoas indecisas quanto ao partido no qual votar aumentou nos últimos quatro meses, passando de 18% para 22%.
A sondagem ainda teve em conta as motivações dos eleitores na nomeação do partido. A razão da escolha de 43% dos inquiridos que selecionaram o PS foi devido à “avaliação do trabalho feito/eficácia da ação” e a razão apontada por 30% das pessoas que votaram no PSD foi por representar “alternância democrática/tentar algo novo”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Sondagem aponta para empate entre PSD e PS e subida do Chega
{{ noCommentsLabel }}