A liga de futebol francesa aprova o seu acordo com o CVC seguindo os passos da LALIGA em Espanha
A liga francesa de futebol (Ligue 1) aprovou por ampla maioria um acordo com o fundo CVC que permite aos clubes receberem uma injeção de 1,5 bilhão de euros.
Esta injeção será feita através da criação de uma sociedade comercial dedicada à exploração dos direitos televisivos da competição, após uma longa reunião na qual foram ajustados aspectos como a distribuição do dinheiro entre os clubes.
De acordo com a informação do jornal L’Équipe, o caso francês também inclui uma cláusula que estabelece que, no caso de algum dos clubes da Ligue 1 abandonar a competição por outra, como a hipotética Superliga Europeia, a LFP terá que indenizar o CVC.
Este acordo segue a linha, embora com menos valor e condições diferentes, do que a LALIGA alcançou com o CVC há quase três anos, uma fórmula pioneira até então e que agora outros campeonatos europeus procuram imitar. Na Espanha, através do projeto LALIGA Impulso, que administra os fundos do CVC, os clubes que fazem parte do mesmo têm à disposição quase 2 bilhões de euros, que devem ser destinados à transformação do futebol profissional.
No caso de Espanha, os clubes devem investir, no mínimo, 70% do dinheiro que recebem para impulsionar o crescimento dos clubes em áreas como infraestrutura, marketing ou digitalização. Além disso, outros 15% podem ser utilizados para inscrição de jogadores, e os 15% restantes para cumprir compromissos de dívidas existentes.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
A liga de futebol francesa aprova o seu acordo com o CVC seguindo os passos da LALIGA em Espanha
{{ noCommentsLabel }}