Estado espanhol vai comprar 10% da Telefónica para fazer frente aos sauditas
O Governo espanhol autorizou, esta terça-feira em Conselho de Ministros, a Sociedade Estatal de Participações Industriais a comprar até 10% da Telefónica.
O Governo espanhol autorizou a Sociedade Estatal de Participações Industriais (Sepi) a comprar até 10% da Telefónica. A decisão foi aprovada esta terça-feira em Conselho de Ministros e notificada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários espanhola, segundo os media espanhóis.
Através desta operação, o Estado espanhol irá converter-se no principal acionista da operadora de telecomunicações, segundo revelou a sociedade estatal e a operadora na informação divulgada ao regulador do mercado espanhol. Assim que for finalizada a operação, o Estado espanhol vai voltar a ter uma participação na Telefónica, 26 anos após a sua completa privatização e terá direito a um dos outros membros pertencentes ao Conselho de Administração.
A Telefónica tem uma capitalização de mercado que ronda os 20.000 milhões de euros, pelo que a aquisição de 10% do capital da empresa deverá estar avaliada em 2.000 milhões de euros.
Na nota divulgada à CMVM, o Executivo espanhol realça que a Telefónica “desenvolve um conjunto de atividades de uma relevância crucial para a economia, tecido produtivo, investigação, segurança, defesa e, em definitivo, bem-estar dos cidadãos”.
Esta decisão visa “proporcionar à Telefónica uma maior estabilidade acionista para que a empresa atinja os seus objetivos e, por isso, contribuir para a salvaguarda das suas capacidades estratégicas”, lê-se.
Com esta decisão, o governo de Pedro Sanchez tenciona travar o avanço da Saudi Telecom, que em setembro já tinha comprado 9,9% do capital da Telefónica por 2,1 mil milhões de euros, ainda que na altura tenha salientado que não queria ficar com o controlo da companhia.
Desde então, que a vice-presidente e ministra da Economia espanhola, Nadia Calviño, se tem comprometido a aplicar “todos os mecanismos necessários” para defender “os interesses estratégicos de Espanha”, devido aos contratos que o Estado espanhol mantém com a Telefónica em matéria de Defesa.
(Notícia atualizada às 17h56 com mais informação)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Estado espanhol vai comprar 10% da Telefónica para fazer frente aos sauditas
{{ noCommentsLabel }}