Paquete Funchal já deixou Cais da Matinha para ser reabilitado por grupo liderado por ex-estrela de Hollywood
Histórico paquete já deixou Cais da Matinha, onde esteve abandonado oito anos. Grupo liderado por ex-estrela de Hollywood quer recuperar embarcação para que volte a ser um ícone da cultura portuguesa.
Atracado há oito anos no Cais da Matinha, em Lisboa, o Paquete Funchal zarpou esta semana para outras paragens no Rio Tejo com vista a iniciar um processo recuperação para que a histórica embarcação “volte a ser um ícone da cultura portuguesa”.
O projeto de transformação do icónico MV Funchal está a ser levado a cabo pelo grupo de investidores americanos que comprou a embarcação ao falido grupo inglês Signature Living em 2021, sendo liderado por uma antiga estrela de Hollywood (retirou-se das cenas em 1997) e atualmente empresário ligado a tecnologia, Brock Pierce (42 anos).
Construído em 1961 pelo estaleiro dinamarquês Helsingør Skipsværft, o MV Funchal serviu durante décadas como meio de transporte entre Portugal e as ilhas dos Açores e da Madeira e testemunhou momentos históricos, como quando foi utilizado para o transporte de refugiados durante a guerra civil em Angola e em 1991 para a visita do Papa João Paulo II aos Açores.
Desde 2012 que estava abandonado no Cais da Matinha, ao lado do Parque das Nações, com a falência do negócio de cruzeiros do empresário Rui Alegre, a quem o Banco Montepio emprestou 150 milhões.
Agora, com o plano de reabilitação, que conta com parceiros, marcas e intervenientes portugueses e que será divulgado na primavera de 2024, o histórico paquete evita o cenário de desmantelamento que durante anos pairou em seu redor. “Este plano pretende exibir o melhor da cultura portuguesa, integrando marcas e iniciativas locais para continuar a inspirar as gerações vindouras”, refere a empresa de Brock Pierce em comunicado.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Paquete Funchal já deixou Cais da Matinha para ser reabilitado por grupo liderado por ex-estrela de Hollywood
{{ noCommentsLabel }}