Aeroporto do Porto atinge recorde de 15 milhões de passageiros este ano

O novo recorde de passageiros supera em dois milhões o máximo anterior, alcançado antes da pandemia, em 2019.

O aeroporto do Porto atingiu na terça-feira um recorde anual de passageiros, ao receber o passageiro número 15 milhões, no mesmo dia em que bateu um outro recorde de 100 mil aterragens e descolagens num ano.

O passageiro número 15 milhões aterrou à tarde no aeroporto do Porto, num voo da Turkish Airlines, proveniente de Istambul, segundo um comunicado divulgado pela ANA – Aeroportos de Portugal | VINCI Airports. Já o voo da TAP Air Portugal, com origem em Nova Iorque, foi o movimento 100 mil este ano.

De acordo com as gestoras do aeroporto, o ano de 2023 foi marcado por uma forte recuperação do tráfego no aeroporto do Porto, que em 2022 recebeu 12,6 milhões de passageiros, o que representa um aumento de 116,3% face a 2021. O anterior recorde de passageiros foi de 13 milhões, em 2019.

De acordo com a ANA e a Vinci, o aeroporto do Porto continua a diversificar as ligações diretas aos principais mercados na Europa e a crescer significativamente o tráfego em ligações diretas intercontinentais, que aumentaram cerca de 51% em número de passageiros, face a 2022.

O Porto está atualmente ligado a mais de 106 destinos diretos, através de 30 companhias aéreas. Em 2023, o aeroporto adicionou sete companhias e 17 novas rotas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Aeroporto do Porto atinge recorde de 15 milhões de passageiros este ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião