Governo define teto de 5% para aumentos salariais nas empresas públicas
As empresas públicas poderão aumentar a massa salarial dos trabalhadores em "até 5%", de acordo com um despacho do Ministério das Finanças.
As administrações das empresas públicas vão poder aumentar a massa salarial em “até 5%” em 2024, de acordo com um despacho do Ministério das Finanças noticiado pelo Público. Decisão abrange cerca de 30 mil trabalhadores.
O teto tem em conta todas as componentes remuneratórias, nomeadamente as atualizações salariais, as progressões e as promoções. Os aumentos serão feitos através da contratação coletiva. A componente da atualização salarial “deve ter por referência o valor de 3%”, segundo o despacho.
O limite de 5% tem como referência o valor que resultou do Acordo de Médio Prazo de Melhoria dos Rendimentos, dos Salários e da Competitividade.
Recorde-se que para a Função Pública foram definidos aumentos entre os 6,8% e os 3%, sendo maiores nos salários mais baixos.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Governo define teto de 5% para aumentos salariais nas empresas públicas
{{ noCommentsLabel }}