Bitcoin oscila com desmentido sobre aprovação de ETF por regulador americano
O presidente do regulador desmentiu a tomada de uma decisão sobre os pedidos de lançamento de um fundo que replica a evolução da bitcoin.
Era um dos anúncios mais esperados pelos investidores de criptomoedas. O aval do regulador norte-americano (SEC) à criação de um ETF, um fundo negociado no mercado, com exposição direta à bitcoin daria um sinal forte ao investimento nestes ativos. Por isso, a divulgação da aprovação no Twitter oficial da SEC, esta quarta-feira, acelerou a valorização das criptomoedas.
Mas os ganhos rapidamente se inverteram, após ter sido noticiado que, afinal, a rede social do regulador foi pirateada e não há qualquer decisão sobre o tema.
Apenas dez minutos depois de um post na rede social do regulador confirmar a aprovação da criação do primeiro ETF de bitcoin, um anúncio rapidamente repercutido na internet e pelas agências de notícias, Gary Gensler, o próprio presidente da SEC, veio desmentir esta aprovação, revelando que a conta da SEC na plataforma X foi “comprometida”.
“A conta do Twitter @SECGov foi comprometida e um tweet não autorizado foi divulgado. A SEC não aprovou a cotação e negociação de produtos negociados em bolsa de bitcoin à vista”, garantiu.
Tweet from @SECGov
Os preços das criptomoedas reagiram com grandes oscilações a estas notícias, com os investidores a mostrarem-se desapontados após o desmentido de que não há, para já, qualquer novidade em relação a este tema. Depois de acelerarem 1,5% após o anúncio falso, publicado às 16:00, hora de Washington, os preços contraíram 3,4% depois do desmentido.
Após este ataque informático à sua conta na rede social, a SEC adiantou que vai conduzir uma investigação, com o objetivo de averiguar as falhas que permitiram esta comunicação “não autorizada”, tomando de seguida medidas para impedir que tal volte a acontecer no futuro.
Segundo a SEC, o post terá sido divulgado por alguém que teve acesso a um número de telefone associado à conta da SEC, acrescentando que a conta não tinha a confirmação em dois passos.
Os investidores continuam, assim, a aguardar a decisão da SEC sobre os novos pedidos para o lançamento de um ETF de bitcoin nos EUA. Cerca de uma dúzia de instituições pediram autorização ao regulador para lançar um fundo que permita replicar o comportamento da criptomoeda. A SEC tem até esta quarta-feira, 10 de janeiro, para emitir uma decisão.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Bitcoin oscila com desmentido sobre aprovação de ETF por regulador americano
{{ noCommentsLabel }}